Segundo o presidente da associação, Eduardo Matos, o objetivo passa pela agregação de todos os barcos num único organismo para dar resposta a desafios futuros. “Entendem estes barcos que têm interesses diferentes dos barcos maiores, com outro porte, e por essa razão decidiram juntar-se para, unidos, terem mais força”, afirmou.
A Associação Nacional da Pequena Pesca de Cerco terá sede na freguesia da Afurada, e, de acordo com Eduardo Matos, “vai nascer já com 27 associados da Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Afurada, Aveiro, Figueira da Foz e Peniche mas com o objetivo de ir mais a sul”. “Esta é a primeira associação a nível nacional que agrega estes barcos [que], até agora, estavam dispersos por várias associações e nunca estiveram todos juntos. Isto acontece pela primeira vez em Portugal [e], a partir de agora, também queremos ser ouvidos”, salientou.
Segunda-feira 23 Novembro, 2015
Nova associação de Gaia quer dar força à pequena pesca
A freguesia da Afurada, em Vila Nova de Gaia, assistiu este sábado ao lançamento da nova Associação Nacional da Pequena Pesca de Cerco, que tem como objetivo a reunião de todos os barcos do país e, assim, dar “mais força” e uma nova voz a estes pescadores.