PUB
Natal Recheio2

Nova app criada por aluno da FEUP facilita resolução de problemas com voos

Nova app criada por aluno da FEUP facilita resolução de problemas com voos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A associação Fraunhofer Portugal, no Porto, recebe esta quinta-feira a apresentação de uma nova aplicação, desenvolvida por um aluno da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Jorge Lima, que visa facilitar o processo de resolução de problemas de passageiros com voos cancelados ou adiados.  

A app, “cómoda e personalizada”, permite ao utilizador comunicar diretamente com a companhia aérea, representada por um agente de software ‘inteligente’, explicou o criador, presente no concurso de ideias científicas de utilidade prática Fraunhofer Portugal Challenge 2016.
De acordo com o estudante, é possível que o passageiro, através da aplicação, formule o que pretende, indicando as suas opções quanto aos voos de ligação, horários e tempos de espera.
Segundo o aluno do mestrado integrado em Engenharia Informática, “o agente, por sua vez, envia de volta argumentos no mesmo âmbito, validando ou rejeitando as escolhas”.
Esta troca de argumentos entre o passageiro e a companhia aérea, na discussão das alternativas, “leva à obtenção de uma solução ótima quer para o passageiro, quer para a companhia”, explicou.
“Todas as pessoas que viajam de avião estão sujeitas a possíveis atrasos nos seus voos, consequência da ocorrência de eventos inesperados”, indicou, acrescentando que, para as companhias aéreas, esta é uma solução para melhorarem os seus serviços, diminuírem custos e aumentarem a fidelização dos clientes, o que “leva a um aumento da receita”.
Este projeto surgiu como proposta de dissertação do mestrado que frequenta, no seguimento de um trabalho de investigação anterior, denominado MASDIMA – Gestão de Disrupções no Centro de Controlo de uma Companhia Aérea.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão