Em comunicado, a Direção-Geral da Saúde (DGS) informou que das 12 pessoas residentes na região Norte que têm a Doença dos Legionários, duas estão internadas, não há mortes a registar e que a situação não é comparável ao surto de 2014 em Vila Franca de Xira, “quer pela magnitude e gravidade, quer ainda pela expressão rápida que caracterizou a curva epidemiológica”.
Desde a última semana de julho foram diagnosticados 12 casos da Doença dos Legionários em pessoas residentes na região Norte de Portugal, ou seja, mais cinco pessoas do que no período homólogo de 2014.
A DGS acrescenta que foi notificada pela delegada de Saúde Regional do Norte de que a “informação epidemiológica disponível indica que dois daqueles casos estiveram fora de Portugal durante o período provável de ocorrência da infeção, podendo, assim, estar associados a viagens”. Os restantes dez casos ocorreram em pessoas residentes no Grande Porto.
A investigação epidemiológica está a ser conduzida, incluindo a georreferenciação, de forma a caracterizar com detalhe os locais e os percursos que os doentes fizeram durante os 14 dias antes do início da sintomatologia a fim de identificar a fonte de infeção.
Em novembro de 2014, um surto de legionela em Vila Franca de Xira causou 12 mortes e infetou 375 pessoas com a bactéria da legionella. O surto foi controlado em duas semanas.
Sexta-feira 4 Setembro, 2015
Norte de Portugal tem 12 pessoas com legionella
Duas das pessoas que têm a Doença dos Legionários estão internadas.