
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) anunciou, em comunicado, que “o NORTE 2020 é o primeiro programa regional a dirigir concursos a projetos em territórios de baixa densidade, ao lançar dois avisos no sistema de apoio a ações coletivas para a internacionalização e qualificação das empresas”.
“Com esta iniciativa do Programa Operacional da Região do Norte, é também a primeira vez que os territórios de baixa densidade são alvo de um concurso específico”, acrescenta.
As candidaturas podem ser apresentadas até 06 de agosto e, de acordo com a CCDR-N, no total está prevista a alocação, nesta fase, “de 10 milhões de euros a iniciativas que apostem em estratégias de internacionalização” ou que “promovam o desenvolvimento de bens e serviços”.
“Podem candidatar-se a estes apoios associações empresariais, entidades não empresariais do sistema de I&I, agências e entidades públicas, entidades privadas sem fins lucrativos e outras entidades sem fins lucrativos quando participem em projetos em copromoção”, explica a entidade.
Relativamente ao sistema de apoio a ações coletivas, decorrem, ainda, quatro concursos.
“Um é dirigido à transferência de conhecimento científico e tecnológico, como o apoio de projetos semente e spin-off, e outro é relativo à promoção do espírito empresarial, como o financiamento de iniciativas de deteção, estímulo e apoio ao empreendedorismo. Há, ainda, um concurso para ações de internacionalização e outro para a qualificação de PME”, explicita a CCDR-N.