A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) indicou, esta quinta-feira, que “o Norte 2020 atualizou a listagem dos projetos aprovados, que assegura o financiamento de perto de 138 milhões de euros de fundos da União Europeia em 1023 projetos de micro e pequenas empresas com projetos a implementar na região”.
A CCDR-N, responsável pela gestão dos fundos do Norte 2020, destaca a aprovação dos projetos nas tipologias Inovação Produtiva e Qualificação e Internacionalização de PME “pelo volume dos investimentos” e assinala a procura dos setores do calçado, têxtil e eletrónica.
A Área Metropolitana do Porto é aquela que mais projetos tem aprovados, com 559 iniciativas (137 das quais do concelho do Porto), que correspondem a um financiamento de 75 mil euros para um investimento elegível de 143 mil euros.
A comunidade intermunicipal do Alto Tâmega é a que menos projetos tem aprovados pela autoridade de gestão do Norte 2020, com sete iniciativas e 293 mil euros.
O programa Norte 2020 conta com 3,4 mil milhões de euros de verbas comunitárias, sendo que quase metade do valor (1,26 mil milhões de euros) se destina à competitividade de micro e pequenas empresas da região.