
Gbliss e Manuel de Sousa organizam um percurso a pé pela cidade a propósito dos 270 da celebração da 1.ª missa nos Clérigos este sábado, 28 de julho.
“Vamos recuar 270 anos, até 28 de julho de 1748, quando, por entre abraços e lágrimas de regozijo e emoção, os membros da Irmandade dos Clérigos Pobres assistiam à bênção e à celebração da primeira missa na sua igreja dos Clérigos, vencendo quase duas décadas de sucessivos acidentes e contratempos”, revela nota enviada às redações.
E é precisamente a 28 de julho, mas de 2018, que a Gbliss leva a cabo o passeio “Nasoni e o Porto”, lembrando o autor da igreja e da torre dos Clérigos. Pintor e arquiteto, Nicolau Nasoni é uma figura incontornável da cidade.
Assim, neste percurso, “desvendam-se as histórias e os mistérios da presença deste homem que nasceu na Toscana mas se deixou encantar pela Invicta. Aqui viveu, ficou famoso, casou e morreu, estando sepultado nos Clérigos, a sua obra-prima e ex-líbris da cidade do Porto”.
Começando pelas 9h30 no Terreiro da Sé, o percurso termina pelas 13h, com uma visita ao Museu da Irmandade dos Clérigos, ao coro alto da igreja e, para quem tiver força nas pernas, uma subida à torre. Tem um custo de 15 euros por pessoa – valor que inclui seguro de acidentes pessoais e café a meio da manhã. O número de participantes no percurso é limitado e sujeito a inscrição prévia. Mais informações em https://www.facebook.com/events/195732404414597/.
O guia do percurso é Manuel de Sousa, autor do livro “Porto d’ Honra” e da página “Porto Desaparecido” no Facebook.