
O novo roteiro promocional do negócio da moda portuguesa organizado pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) – intitulado “Next Step” – começa hoje em Nova Iorque, apostando depois em Londres, Berlim, Bruxelas, Basileia, Joanesburgo, Xangai, Bogotá e Maputo. Segundo explicaram os promotores do projeto, a iniciativa visa dar continuidade ao programa Estratégia para o Mercado Global, permitindo a criadores e marcas portugueses fazer negócio fora do país e chegar aos principais mercados.
Sete designers e marcas passarão por Nova Iorque: a Xperimental Shoes estará na Capsule Women até sábado e Katty Xiomara, Luís Buchinho, Pé de Chumbo, Storytailors, Susana Bettencourt e TM Collection mostrarão as suas coleções aos potenciais compradores na EDIT, entre sábado e segunda-feira. O “Next Step” manterá a aposta do anterior roteiro em Paris, Londres, Berlim e Xangai e vai estrear-se no apoio à internacionalização dos criadores em eventos em Bruxelas, Basileia, Joanesburgo, Bogotá e Maputo. De acordo com o presidente da ANJE, João Rafael Koehler, a entidade procurou os países nos quais os têxteis, o design e a confeção portugueses “podem fazer sucesso” e mantém a convicção de que a atividade do Portugal Fashion deverá ser completada com estratégias de apoio que “passam pela estruturação profissional da atividade dos designers, numa perspetiva global”.