PUB
Recheio 2024 Profissional

Neuropsicologia pode prolongar autonomia em vítimas de AVC

Neuropsicologia pode prolongar autonomia em vítimas de AVC

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra (UPPC) disponibiliza uma consulta de Neuropsicologia Clínica, na qual se procura compreender as dificuldades cognitivas, emocionais, ou comportamentais decorrentes de processos de desenvolvimento normativo, ou associadas a várias condições clínicas. Entre as doenças abrangidas por estas especialidades está o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

De acordo com Pedro Batista, psicólogo responsável por esta consulta, “uma avaliação neuropsicológica tem um papel essencial na clarificação diagnóstica, de modo a caraterizar as funções cognitivas e comportamentais do doente”.

Desta forma, acrescenta o especialista, “a identificação dos recursos neurocognitivos constitui o ponto de partida para a implementação de estratégias de reabilitação personalizadas, que poderão otimizar o funcionamento quotidiano e prolongar a independência e autonomia de pessoas que tenham passado por algum episódio de AVC, de Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), entre outros”.

De referir que o Dia Nacional do Doente com AVC se assinala a 31 de março. Anualmente, cerca de 17 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem um primeiro evento vascular cerebral. O AVC constitui, assim, uma das principais causas de mortalidade, mas também de morbilidade e perda de anos de vida saudáveis, sendo que cerca de um terço dos doentes se tornam dependentes de terceiros para as atividades da vida diária.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além dos défices neurológicos decorrentes do evento vascular, podem surgir no pós-AVC sintomas psiquiátricos, quer da esfera afetiva, quer cognitiva, quer comportamental. Dentro destes, os mais comuns são os sintomas depressivos, de ansiedade, a apatia e a instabilidade emocional.

O tratamento dos sintomas psiquiátricos decorrentes desta doença passa pela combinação de estratégias farmacológicas e psicoterapêuticas. Com o tratamento adequado, a pessoa pode recuperar dos sintomas neuropsiquiátricos e aumentar o grau de independência nas atividades de vida diária, contribuindo assim para a melhoria do prognóstico global.

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra tem por missão “contribuir para o bem-estar da população através da oferta de cuidados de saúde, de atividades de formação e de investigação, na área da psiquiatria e saúde mental, de acordo com padrões de referência internacionais”, revela nota enviada às redações.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2