Natal é sinónimo de magia e no Porto não vai ser diferente. Isto porque vem aí um ciclo de seis concertos, que combinam projeções multimédia a 360º e a performance ao vivo de canções clássicas de Natal.
Acontece a partir de 28 de novembro e até 2 de janeiro, sendo que a Igreja dos Clérigos será palco do “Spiritus Natalis”, uma série de espetáculos criados pelo ateliê OCUBO em parceria com a Irmandade dos Clérigos.
Como refere a organização, em nota à imprensa, a ideia é proporcionar uma experiência que une o legado histórico com inovação tecnológica. Assim, pretende-se convidar o público a desfrutar do mais tradicional que há nesta época, mas com um toque de atualidade.
O espetáculo combina projeções 360º da obra multimédia “Spiritus”, que explora os detalhes da arquitetura de Nicolau Nasoni, com a execução ao vivo de temas como “Holy Night”, de Adolphe Adam, “Joy to the World”, de Georg Friedrich Haendel, “Ave Maria”, de Giulio Caccini, “Noite Feliz”, de Franz Xaver Gruber, ou o “Inverno” de Antonio Vivaldi.
Para além de 2 de janeiro, nos dias 28 de novembro, 5, 12, 19 e 26 de dezembro, sempre às 21h, o público poderá ainda ouvir a soprano Fabiana Magalhães, acompanhada pelo violinista Rogério Monteiro, pelo organista Rui Soares e pelo trompetista Manuel Azevedo. O concerto terá uma duração de 45 minutos.
Segundo Edoardo Canessa, Produtor Executivo do ateliê OCUBO, “esta iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar uma experiência festiva inovadora à cidade, aos seus habitantes e aos seus visitantes, partindo do imaginário do tão acarinhado primeiro espetáculo imersivo da Igreja dos Clérigos”.
No seu entender, o “Spiritus Natalis assume-se como uma viagem audiovisual mágica, que convida à criação e à partilha de memórias afetivas, em família, no coração deste incrível monumento, na época mais especial do ano. Os clássicos de Natal ganham aqui uma dimensão inovadora e ainda mais emotiva, que toca e exalta os sentidos”.
Mais informações sobre bilhetes podem ser encontradas aqui.