PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Natal no Porto com concertos, oficinas, feiras e pistas de gelo

Natal no Porto com concertos, oficinas, feiras e pistas de gelo

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A programação de Natal do Porto vai iniciar-se no dia 1 de dezembro e estender-se até 8 de janeiro, e vai contar com concertos, oficinas, feiras e pistas de gelo.

O arranque da quadra natalícia vai ser dado com a iluminação da árvore de Natal na praça General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, dia 1 às 17h30, altura em que, segundo comunicado da Câmara Municipal, “serão também inauguradas as duas pistas de gelo natural que até 8 de janeiro de 2017 estarão em funcionamento: uma na praça Mouzinho de Albuquerque (vulgo, rotunda da Boavista) e outra na praça da Batalha”.
A avenida dos Aliados vai ser transformada “numa praça, que convida a estar e brincar em família, com estruturas como baloiços e um caminho de luz que convida a percorrer cada uma das placas centrais, mantendo sempre contacto visual com a árvore de Natal – este ano, com 30 metros de altura”.
De acordo com a autarquia, a iluminação de Natal do Porto envolve “quase dois milhões” de lâmpadas Led, vai ser mais intensa e chegar a mais ruas.
A autarquia disse que vão ser “utilizados 431 elementos decorativos (mais 154 do que em 2015), num aumento de 56% face ao último Natal”, acrescentando que “o brilho e a intensidade das iluminações também se fará notar com a utilização de mais de 1,9 milhões de microlâmpadas incandescentes”.
Também na avenida dos Aliados vai ser criado um espaço de nome OBRA, “que ocupará uma loja situada no n.º 195, de 1 a 23 de dezembro” e que “será um espaço literalmente para brincar e onde os mais pequenos poderão participar, de quinta-feira a domingo, em oficinas de criação e recriação de brinquedos (velhos, danificados ou simplesmente parados)”.
A programação da cidade para a quadra natalícia tem dezenas de oficinas, desde a escrita criativa (na Biblioteca Municipal) à pintura de azulejos (no mesmo espaço), passando por oficinas de reciclagem para construção de presépios e momentos de aprendizagem de novo circo e malabarismo.
As performances de rua, a animação circense, o ciclo de concertos Natal à Porta, os coros de Natal, as decorações de montras e as feiras e mercados de artesanato, são alguns exemplos das muitas iniciativas programadas.
“Procurando traduzir em experiências afetivas a fama do Porto enquanto cidade hospitaleira, as propostas de animação vão espalhar-se um pouco por toda a cidade, incluindo a zona envolvente do Mercado do Bolhão e a praça da Batalha, propondo um envolvimento ainda maior do público, residente e visitante”, refere o comunicado da autarquia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3