Sogrape

“Música e Ciência” na Reitoria da U.Porto

A Orquestra Metropolitana de Lisboa e o professor Carlos Fiolhais serão os protagonistas de um concerto-conferência, que terá lugar na quinta-feira, 24 de outubro, pelas 17h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto. O evento é aberto a toda a comunidade

Qual a relação entre uma sinfonia composta pelo alemão Carl Philipp Bach, em 1741, e o desenvolvimento de ciências como a mecânica e a química? O que é que a sinfonia n.º 64 do austríaco Franz Joseph Haydn, composta em 1773, nos “conta” sobre a revolução científica vivida na época? As respostas serão dadas na próxima sessão do ciclo “Música e Ciência”, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

“Mudam-se os tempos” é o mote deste concerto-conferência. Para refletir a ligação histórica entre a música e a ciência, a “casa mãe” da U.Porto receberá dois convidados ilustres. A representar a Ciência estará o físico Carlos Fiolhais, professor da Universidade de Coimbra e um dos mais conhecidos comunicadores de Ciência em Portugal. Já a música estará a cargo da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML).

O programa vai arrancar com a atuação da OML, que, sob a direção do maestro Marcos Magalhães, vai interpretar a sinfonia em Sol Maior, WQ 173, de Carl Philipp Bach (1714-1788) e a sinfonia n.º 64 – Tempora mutantur – de Franz Joseph Haydn (1732-1809), compostas em 1741 e 1773, respetivamente. Duas obras separadas por 30 anos no tempo e por muitas mais conquistas científicas, como dará conta Carlos Fiolhais na conferência que se segue, avança o portal da U.Porto.

O evento, promovido em parceria com a instituição cultural AMEC| Metropolitana, passou já por várias instituições de ensino superior nacionais.

A sessão tem início às 17h30 e é aberta ao público. A entrada é livre, mas limitada à lotação da sala.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem