A informação foi avançada por Maria João Vasconcelos, diretora do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), à margem de uma visita da Comissão Parlamentar da Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, à instituição, e apontou o mês de julho para o início das obras, com duração prevista de seis meses. No entanto, o Museu fechará apenas “parcialmente”, indicou, segundo a RTP, à Agência Lusa.
De acordo com a responsável, a verba para as obras de recuperação e manutenção das condições para a exposição permanente é na ordem de “um milhão de euros”, sendo fruto de “candidaturas a fundos europeus”.
Edite Estrela, presidente da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, considerou as obras no MNSR “uma boa notícia”, até porque, explicou, “se não houver manutenção e se se deixam degradar as instalação depois é um processo mais difícil, mais moroso e mais oneroso”.
Recorde-se que o Museu Nacional Soares dos Reis, o primeiro museu público de arte do país, foi fundado há 180 anos por D. Pedro, enquanto regente, no auge das guerras liberais.