A Câmara Municipal de Matosinhos inaugura esta sexta-feira, 27 de agosto, o Museu da Memória, que abre portas ao público no “edifício histórico” Palacete Visconde de Trevões”.
Em causa está um espaço museológico que pretende ser “o ponto de encontro entre o passado e o presente de Matosinhos, desde os primórdios até à atualidade”, adianta o município liderado por Luísa Salgueiro.
Com o principal objetivo de valorizar a memória histórica e patrimonial do território de Matosinhos, o equipamento vai funcionar como um “work in progresso” e um ciclo em contínuo, passível de atualização permanente, que convida à “participação da comunidade”.
Além de um espaço para exposições temporárias e várias salas com a exposição permanente, o Museu da Memória de Matosinhos contará também com uma “conceção marcadamente interativa, com recurso às novas tecnologias”.
O espaço envolveu um investimento na ordem dos 400 mil euros.
As visitas ao Museu da Memória de Matosinhos acontecem de terça-feira a domingo, no período da manhã, entre as 10h00 e as 13h00, e à tarde entre as 15h00 e as 18h00. Para este fim de semana, está previsto um vasto conjunto de atividades, nomeadamente visitas aos vestígios arqueológicos de Matosinhos, a construção das “típicas” casas castrejas e uma oficina de pinturas.
De referir que o Palacete Visconde de Trevões, onde está instalado o museu, é um edifício histórico de inícios do século XX, tendo sido mandado construir em 1909 por Emídio Ló Ferreira.
A Câmara Municipal de Matosinhos adquiriu o espaço em 1955, tendo, até então, funcionado como uma escola industrial e comercial e uma biblioteca municipal.
Fotografia: CM Matosinhos