No mês em que se assinala o oitavo aniversário do Museu FC Porto e os 128 do FC Porto, o espaço museológico da cidade apresenta ao público uma programação especial, que se prolonga durante todo o mês de setembro, com campanhas no Tour FC Porto, inaugurações de exposições temporárias, oficinas para famílias, músicas e contos infantis.
Para o dia em que se sopram as velas, 28 de setembro, o Museu FC Porto preparou uma visita orientada à exposição permanente e a abertura ao público da exposição temporária “Os Invisíveis”. Além disso, programou também a oficina “Do Imaginário: Peças Aleatórias”, um evento com ligação ao Espaço João Espregueira Mendes (EJEM), onde é possível descobrir a arte contemporânea de “O Relato”, que também transporta o visitante por curiosas dimensões do universo portista., avança, em comunicado enviado às redações.
Mas a festa começa a fazer-se logo no início de setembro com “oportunidades imperdíveis de conhecer a história do clube e descobrir a memória da cidade do Porto”. Exemplo disso é o Tour FC Porto (Museu + Estádio), que assinala o regresso às aulas com um período alargado das visitas a cinco euros do Dia do Estudante. Disponível de 1 a 13 de setembro, a “promoção destina-se a alunos de instituições de ensino nacionais”, sendo necessária a apresentação do “cartão de estudante (ano letivo 2021/22) ou documento similar” que comprove o título de estudante.
Já entre os dias 25 e 28 de setembro, o 8.º aniversário do Museu FC Porto inspira a campanha “4 por 3”, onde na compra de quatro bilhetes Tour FC Porto um é oferta.
No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2021 – Património Inclusivo e Diversificado, o Museu FC Porto inaugura também a mostra “Traços E Cores Que Contam Histórias”. Organizada em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a exposição pode ser visitada, entre os dias 24 e 30 de setembro, no Hall do Museu.
Para os mais novos, estão preparadas várias sessões, como o espetáculo “Bandas Sonoras”, da iniciativa “Música para Dragõezinhos”, e o conto “A Varinha Quebrada!”, das Histórias com Magia para Dragõezinhos, agendados, respetivamente, para os dias 12 e 18. Precisamente uma semana depois, 26 de setembro, destaque para a oficina criativa “Momentos de Celebração”, que terá lugar na Terra do Dragão.
A programação encerra a 30 de setembro com “Uma Conversa Entre…” o curador e programador Miguel von Hafe Pérez e Fernando José Pereira, referência na arte nacional, reconhecido pelo percurso académico como professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e autor de “O Relato”.