A partir de agora já é possível visitar o Museu da Farmácia e todo o seu vasto espólio sem sair de casa. O espaço passa a estar disponível online a partir da plataforma digital Google Arts & Culture, permitindo o acesso a todo o público.
“Será possível a qualquer utilizador conhecer, à distância de um clique, o Museu da Farmácia, assim como percorrer a história da farmácia mundial, explorar as coleções e os 97 objetos digitalizados e disponíveis na plataforma”, informam os administradores, em comunicado.
A coleção está dividida em três segmentos – o Museu da Farmácia do Porto, o Museu da Farmácia de Lisboa e as Farmácias Históricas – com peças de valor artístico, antropológico e científico.
Entre os objetos apresentados, destaque para um sarcófago egípcio, um fato médico para proteção contra a peste negra e várias máscaras de curandeiros e feiticeiros de tribos africanas.
Recorde-se que, devido às limitações impostas pelo estado de emergência, o Museu da Farmácia, conhecido como um espaço de referência museológica no campo da saúde, teve que encerrar portas, pelo que a visita através do Google Arts & Culture constitui-se uma mais valia.
Adicionalmente, os interessados poderão também realizar uma visita virtual com um guia em tempo real. Especialmente vocacionada para grupos de estudantes a partir dos 10 anos, a visita, com duração de cerca de uma hora, carece de inscrição prévia.