
Nesta quinta-feira, dia 20 de junho, às 21h, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o ciclo de cinema “Outras Revoluções” continua com uma sessão tripla, apresentada por Maria do Carmo Piçarra, pesquisadora do Instituto de Comunicação da Nova e professora na Universidade Autónoma de Lisboa.
Na quinta sessão deste ciclo serão exibidos “Catembe”, de Manuel Faria de Almeida, que entrou para o “Guinness Book of Records” como o filme mais censurado na história do cinema, “Now!”, um documentário visualmente inovador do cineasta cubano Santiago Alvarez, que destaca os problemas raciais nos Estados Unidos, e “Les maîtres fous”, de Jean Rouch, sobre o culto de possessão hauka nos arredores de Accra, Gana (via Câmara do Porto).
“A ficção portuguesa do final da ditadura aos alvores da democracia” é o tema do último curso programado para este mês no âmbito do “Revolução, já!”.
A sessão começa às 18h do dia 25 de junho, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com Maria de Lurdes Sampaio a revisitar obras importantes de José Cardoso Pires, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Lídia Jorge, António Lobo Antunes e José Saramago.
Ainda na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a companhia de teatro Palmilha Dentada apresenta, de 27 a 30 de junho, às 21h30, “São João, do Alho-Porro ao Martelo – A Epistemologia da Cacetada”.
O feriado municipal do Porto e a festa associada serão o tema central deste segundo espetáculo da série “Conferências Festivas”.
Todas as atividades do programa “Revolução, Já!” são gratuitas, sujeitas à capacidade dos espaços. As portas abrem 30 minutos antes de cada evento.
O programa completo pode ser consultado aqui.