PUB
Recheio 2024 Institucional

Museu da Quinta de Santiago celebra 20 anos com exposição

Museu da Quinta de Santiago celebra 20 anos com exposição

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O Museu da Quinta de Santiago abriu as portas pela primeira vez no dia 2 de abril de 1996, no renovado palacete de Leça da Palmeira, e agora, para comemorar esta data, será inaugurada uma exposição no sábado, dia 2 de abril, na qual coincidirão os aspetos documentais relacionados com a história do edifício e algumas obras do acervo da Câmara de Matosinhos.

“20 Anos do Museu” ficará patente até ao dia 29 de maio e mostrará documentos raros e inéditos relacionados com a história da Casa de Santiago. São eles desenhos, esboços originais, plantas, memórias e cartas, incluindo os projetos de construção e de restauro, este último da responsabilidade do arquiteto Fernando Távora, e de técnicas municipais. No primeiro piso haverá ainda uma secção dedicada aos Serviços Educativos que, desde 2005, se estabeleceram como presença fixa no Museu da Quinta de Santiago e que têm vindo a contribuir para o desenvolvimento cultural e para a formação de públicos, estimulando o gosto, a crítica e um maior conhecimento das expressões artísticas.
No segundo piso haverá um conjunto de obras selecionadas entre o acervo de arte da autarquia, representando duas dezenas de artistas consagrados, entre os quais se contam John Sargent, Artur Loureiro, Marques de Oliveira, Soares dos Reis, António Carneiro, Agostinho Salgado, Augusto Gomes, Manuel d’Assumpção, Júlio Resende, José Rodrigues, Siza Vieira e Francisco Laranjo.
O Museu da Quinta de Santiago integra, desde 2003, a Rede Portuguesa de Museus criada pelo Ministério da Cultura, sendo um dos espaços museológicos fundadores da MuMa – Rede de Museus de Matosinhos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil