PUB
CIN - Branco Perfeito

Museu da Misericórdia do Porto considerado o melhor museu do ano

Museu da Misericórdia do Porto considerado o melhor museu do ano

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O Museu da Misericórdia do Porto (MMIPO), que foi idealizado há mais de cem anos, mas só foi inaugurado em 2015, reúne mais de cinco séculos de história em pinturas, paramentos, esculturas, peças de ourivesaria e documentos, venceu o Prémio Museu Português do ano.

O galardão foi atribuído na sexta-feira passada, no Museu do Dinheiro, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
Inaugurado em 15 de julho de 2015, o MMIPO situa-se em pleno centro histórico do Porto, na emblemática rua das Flores.
Na coleção acumulada desde o século XIV destaca-se o quadro “Fons Vitae”, de autor desconhecido, e a pintura de Josefa de Óbidos “A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos”, adquirida em janeiro, pela Misericórdia, num leilão da Sotheby’s, em Nova Iorque, por 250 mil dólares.
O Museu dá a conhecer a história da Santa Casa da Misericórdia do Porto e as suas coleções de arte.
O percurso museológico integra a Igreja da Misericórdia, construção do século XVI, que recebeu uma grande intervenção no século XVIII, protagonizada por Nicolau Nasoni, e a Galeria dos Benfeitores, exemplar da arquitetura do ferro e vidro da cidade.
Além da coleção permanente, o museu acolhe atualmente, e até 3 de julho, a Escultura Virgem da Misericórdia, da autoria de João de Ruão, pertencente ao acervo do Museu Nacional Machado de Castro, classificada como “Tesouro Nacional”.
Entre os nomeados para o Prémio encontravam-se, também, o Museu Teatro Romano de Lisboa, o Museu Municipal de Leiria e o Museu Municipal de Pinhel.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil