“Queremos que o Museu da Indústria funcione no Matadouro, no âmbito do projeto que estamos a desenvolver para o Matadouro. A associação [Promotora do Museu da Ciência e Indústria] vai doar à Câmara dos equipamentos, mas só o pode fazer depois de notificar todos os proprietários”, avançou o presidente da autarquia, na reunião camarária de hoje. Rui Moreira não revelou grandes detalhes sobre o projeto da Câmara para o Matadouro, mas adiantou que “não se fica pelo Museu”.
Para o autarca, com esta solução, preserva-se a coleção existente, colocando-a ao serviço da comunidade e a autarquia deixará de ter que suportar a renda que atualmente paga pelo espaço onde se encontra.
O vereador da CDU Pedro Carvalho divulgou na terça-feira que pretendia questionar o executivo sobre quais os planos para o Museu da Indústria, instalado num espaço fechado da zona industrial do Porto que acolheu o acervo “retirado da antiga fábrica das Moagens Harmonia, devido à criação da Pousada do Freixo”.
Segundo o vereador, o Museu da Indústria foi instalado em 1997 na antiga fábrica das Moagens Harmonia, com a expectativa de “ter instalações definitivas até 2002”.
No entanto, a zona onde estava o espólio foi entregue, em 2005, “ao grupo Pestana para instalação de uma pousada no Palácio do Freixo”.
“A renda que a Câmara está a receber do grupo Pestana é de cinco mil euros. Relativamente à do armazém arrendado, a indicação que temos é que se situa nos nove mil euros”, apontou Pedro Carvalho.
Terça-feira 20 Outubro, 2015
Museu da Indústria vai ficar instalado no antigo Matadouro
Rui Moreira anunciou hoje que pretende instalar no antigo Matadouro do Porto o Museu da Indústria, cujo espólio está fechado há cerca de sete anos num armazém arrendado pela autarquia por nove mil euros mensais.