Sogrape

Museu da Farmácia do Porto promove visita interativa

Museu da Farmácia do Porto promove visita interativa

O Dia Internacional do Farmacêutico comemora-se a 25 de setembro e em jeito de comemoração, o Museu da Farmácia do Porto lança uma nova experiência de visita interativa, sob o mote “O MAR QUE NOS UNE|A Rota da Saúde e da Farmácia”.

Este projeto integra no 500º aniversário da circum-navegação de Fernão de Magalhães e na Expansão Marítima Portuguesa, tendo o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.

Com o objetivo de explorar as diferentes rotas terrestres e marítimas que foram traçadas ao longo da história, e que se revelaram como veículos importantes de intercâmbio cultural, comercial, científico e artístico, impulsionadas pelos Descobrimentos portugueses, dando relevância à viagem de Fernão Magalhães.

Gonçalo Magano, Curador do Museu da Farmácia, vinca que será «através da interpretação das diferentes rotas comerciais e de navegação traçadas, procuramos dar a conhecer ao público os continentes e as civilizações que o mar aproximou, numa tentativa de aprofundar a história da saúde e da farmácia à luz dos contributos desta globalização».

A viagem será através de QR-Codes que estarão disponíveis pelo percurso, e catalogados com nomes das principais rotas dos descobrimentos como: Rotas das Especiarias, as Rotas da Seda, a Rota do Cabo e, por fim, a Rota de Manila.

«Com este novo projeto procuramos valorizar o acervo museológico existente no Museu da Farmácia Porto numa ótica de coesão social e territorial, promovendo assim uma política de descentralização e de acesso ao conhecimento. Além disso, pretende-se também que esta iniciativa seja um incentivo à retoma da atividade cultural, por forma a motivar as escolas e visitantes a voltarem a usufruir da programação museológica do Museu da Farmácia», refere Gonçalo Magano.

O projeto “O MAR QUE NOS UNE|A Rota da Saúde e da Farmácia” é lançado no dia 25 de setembro, às 11h00, no Museu da Farmácia do Porto.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/livro-de-receitas-quatro-estacoes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=111021-ta5&utm_campaign=quatroestacoes

Viva! no Instagram. Siga-nos.