
Para assinalar o seu 125.º aniversário, o FC Porto convidou o artista de rua, Hazul Luzah, confesso adepto portista, para pintar um mural no Estádio do Dragão, que evoca os valores do clube e da cidade.
“O símbolo desconstruído e envolvido no dragão, bem como os valores do FC Porto e da cidade estão agora refletidos no Estádio do Dragão pela arte de Hazul Luzah. O artista criou um mural onde reuniu todos estes elementos e que celebra, também, os 125 anos do clube”, anuncia o FC Porto, na sua página de internet.
“Fiquei muito contente por este convite, porque é o meu clube e porque é uma obra que vai, espero eu, acrescentar valor a esta zona do estádio. Além disso, vai também conviver com outras obras de outros artistas que admiro bastante e a quem o FC Porto tem dado atenção”, refere Hazul, citado pelo clube azul e branco.
De recordar que Hazul já tinha desenhado o padrão do equipamento alusivo ao 125.º aniversário.
Dar espaço à arte tem sido uma preocupação do FC Porto. “Temos recorrido, preferencialmente, a artistas da cidade e portistas para o desenvolvimento de projetos do clube. São exemplos disso a decoração do autocarro do clube através do designer Bruno Sousa, a pintura do teto da entrada do Museu FC Porto pelo Mr. Dheo e, agora, também este mural do Hazul”, explica Hélder Gomes, responsável de Branding do clube.
O mural localiza-se junto à bilheteira nascente do Estádio. “Era importante ser no exterior do estádio para que todas as pessoas possam ver o mural sem ter de entrar. É uma espécie de democratização da arte e de contemplação geral”, explica Hélder Gomes.
Quando ao desenho em si, Hazul tentou retratar nele a simbologia do clube e da cidade, até porque o brasão do Porto está incluído no emblema do clube. Foi esse o pressuposto a partir do qual criou a obra. “Estudei cada elemento que faz parte do símbolo e coloquei-os numa dinâmica diferente. Como se o estivesse a desconstruir. É um certo tipo de dança entre os vários elementos. Tendo, claro, em destaque o dragão que é o símbolo máximo”, sublinhou.
“O objetivo é que o mural possa transparecer os valores do clube e da cidade para quem o esteja a contemplar”, escreve ainda o FC Porto, acrescentando que o azul é o tema dominante e que o desenho incluiu o símbolo original do FC Porto, sete círculos que representam os títulos internacionais conquistados e, claro, o dragão.
“Além de ser um clube desportivo, o FC Porto representa muito mais. É um símbolo da região no país e lá fora. É um clube que representa os valores associados à minha cidade e este convite também foi importante por isso”, termina Hazul.