CIN

Mural Coletivo da Restauração volta a ser uma galeria de arte ao ar livre

Mural Coletivo da Restauração volta a ser uma galeria de arte ao ar livre

As criações projetadas pelas mãos de Diogo Pintampum, Low Class Club, Matilde Cunha, Leonor Violeta, Mariana Bento (Malva), Tiago de Carvalho (Oaktree) e Henrikas Riškas podem ser apreciadas ao longo de 70 metros na Rua da Restauração, no Porto.

A Rua da Restauração está agora mais alegre e colorida. Inseridas no Programa de Arte Urbana do Porto, as novas intervenções artísticas no Mural Coletivo da Restauração foram desenvolvidas por sete artistas, numa iniciativa que procura “levar a arte de rua ao encontro da comunidade, transformando espaços da cidade em museus a céu aberto”.

Ao longo de 70 metros da Rua da Restauração, 13 (dos 14) módulos de sustentação dos jardins do Palácio de Cristal já receberam as criações de sete artistas: Diogo Pintampum, Low Class Club, Matilde Cunha, Leonor Violeta (Planeta Violeta), Mariana Bento (Malva), Tiago de Carvalho (Oaktree) e Henrikas Riškus.

Os artistas selecionados resultam da convocatória aberta lançada em dezembro pela Câmara do Porto, que acolheu 33 propostas, de um total de 28 artistas de três nacionalidades, todos residentes em território nacional.

As criações vencedoras foram escolhidas por um júri composto pelo artista urbano Hazul, curador do programa, Ricardo Cannatá, arquiteto, e André Carvalho, da Circus Network. 

As criações vão permanecer no local pelo período de um ano. Recorde-se que a cor escolhida nesta edição foi o verde, de forma a criar uma homogeneidade visual no mural.  

O Programa de Arte Urbana do Porto foi inaugurado em 2014 pela Câmara Municipal, através da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto. Desde então, já foram realizadas mais de 80 intervenções artísticas no espaço público da cidade, entre obras de caráter efémero ou permanente, nas suas mais diversas expressões, envolvendo mais de seis dezenas de artistas, novos e consagrados, nacionais e internacionais.

Fotos: Filipa Brito | CM Porto

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/descubra-os-sabores-do-norte-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=220121-ta5&utm_campaign=sabebem59

Viva! no Instagram. Siga-nos.