Inalterado desde a edição de 2016 do Portugal Country Brand Ranking, o top 5 da categoria de negócios, constituído por Porto, Braga, Coimbra, Lisboa e Cascais, apresentou os resultados mais disputados de sempre. “Mas é a Norte que se observaram as subidas mais relevantes na tabela dos 25” municípios abrangidos.
Na edição deste ano, além das cidades de Porto e Braga, estão no ‘top 10’ Cascais, Coimbra, Sintra, Oeiras, Vila Nova de Gaia, Setúbal, Faro e Lisboa, que ocupa o primeiro lugar deste ranking.
Vila Nova de Famalicão estreia-se no Top 25 do ranking nacional de negócios, ao subir sete posições até à 21ª, devido ao crescimento de interesse proativo de investidores e empresas no município. A vincar a força negocial do Norte, assim destaca a consultora, estão, ainda, as cidades de Matosinhos e de Barcelos, que ascenderam ao 13º e 16º lugares, respetivamente.
De salientar que este ranking mede o impacto da marca de cada um dos 308 municípios portugueses face ao seu público-alvo de negócios: “investidores e empreendedores que vêm nestes territórios um potencial local para investir ou começar uma empresa”, salienta a consultora em comunicado.
Através de uma medição quantitativa, onde se destacam as estatísticas oficiais, o alcance de redes sociais, as visitas ao website e pesquisas online, é possível perceber e classificar cada município em termos de impacto neste público-alvo específico. “Quando mais alta a sua posição no ranking, maior foi o impacto do município face a investidores e empreendedores”.