
A Câmara do Porto pretende colaborar com a empresa que “desenvolveu um conjunto de protótipos elétricos de veículos ligeiros de mercadorias que se revelam absolutamente inovadores” ao nível da proteção do ambiente, no sentido de tornar, no futuro, a frota do município mais verde.
A proposta do presidente da autarquia vai ser votada numa reunião privada do executivo agendada para terça-feira.
“O município tem todo o interesse em apoiar o desenvolvimento destes protótipos através da participação nos seus testes de frota, de forma a garantir que, sendo eles testados no contexto de trabalho do município, seja possível que os veículos que venham a resultar deste projeto possam responder às necessidades municipais”, explica Rui Moreira na proposta a que a Lusa teve hoje acesso.
O autarca destaca a “incontornável relevância” da iniciativa, justificando assim a associação ao projeto, que se concretizará “através da participação nos testes de frota dos protótipos, bem como através da concessão de um apoio financeiro no valor de 10 mil euros”.
“O município vê como fundamental para a sustentabilidade ambiental e económica a mobilidade elétrica. A mobilidade elétrica aliada ao facto de Portugal ser um dos líderes mundiais na área das energias renováveis, contribuirá de forma bastante significante para o desígnio comum de redução das emissões de dióxido de carbono”, refere ainda a proposta.
O documento estipula que o acordo entre a autarquia e a empresa em questão – a Mitsubishi Fuso Truck Europe – Sociedade Europeia de Automóveis, S.A. (MFTE) – vigora até ao fim dos testes de frota, em junho de 2015.