Sabor do mês PD - carne

Município do Porto distinguido com galardão de arquitetura sustentável

Município do Porto distinguido com galardão de arquitetura sustentável

A Câmara Municipal do Porto foi distinguida com o galardão de arquitetura sustentável dos “Prémios Verdes”, promovidos pelo grupo Águas de Portugal e pela revista Visão. A iniciativa reconheceu o Edifício de São Dinis na categoria de arquitetura sustentável.

Entre os aspetos destacados na candidatura, inclui-se uma poupança de energia de cerca de 40%, quando comparado com um edifício com dimensão e necessidades similares; a existência de sistemas de irrigação capazes de poupar 60% nos consumos de água; as coberturas verdes regadas a partir de uma rede de água reaproveitada e o facto de os resíduos da obra terem sido aproveitados em cerca de 93%.

O portal de notícias do município lembra que este edifício, junto da Rua de Serpa Pinto, data do século XIX, tendo já “funcionado como matadouro e, mais tarde, como canil e serviços municipais”. Em julho de 2021, depois da reabilitação concluída, passou a acolher a GO Porto – Gestão e Obras do Porto – e a Porto Ambiente, sendo que é também “o primeiro imóvel público de reabilitação do país a receber a certificação LEED (certificação ambiental para edifícios)”.

A empreitada representou um investimento de 4,5 milhões de euros e teve a duração de aproximadamente dois anos, “respeitando a identidade do património edificado em causa e convertendo-o num equipamento de futuro”.

A “aposta na sustentabilidade foi seguida ao longo de todo o projeto e empreitada, tendo sido criadas as melhores condições para oferecer as respostas mais eficientes no uso quotidiano a que estava destinado”, sublinha a autarquia.

Referir que os “Prémios Verdes” receberam um total de cerca de 150 candidaturas nesta edição de estreia, organizada em dez categorias para distinguir os melhores projetos na área do ambiente.

Foto: Miguel Nogueira (CM Porto)

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem