PUB
PD- Literatura Infantil

Mundo dos Tecidos

Mundo dos Tecidos

Neste mês de agosto, a VIVA partiu à descoberta de mais uma loja histórica da nossa cidade do Porto. À conversa com a proprietária da loja “Mundo dos Tecidos”, ficamos a conhecer mais sobre o espaço, desde o que vende, à história de um estabelecimento reconhecido pelo programa “Porto de Tradição”, da Câmara do Porto.

Como e quando surgiu a ideia de abrir o estabelecimento?

A veia empresarial, herdada da minha avó e dos meus pais, foi o incentivo para que me viesse a estabelecer por conta própria, e desde muito nova ajudava a minha mãe no estabelecimento no que podia. O primeiro estabelecimento era mais pequeno, no Amial, juntamente com os meus irmãos. Depois foi na Areosa, um estabelecimento com mais área e, em 1987, abrimos este com espaço “simpático” para que pudéssemos colocar todos os artigos que queríamos à venda ao público.

É um negócio familiar?

Sim, neste momento os gerentes do Mundo dos Tecidos sou eu e o meu marido e temos os nossos filhos já há uns anos a ajudar para que a empresa cresça.

A escolha do nome tem algum significado especial?

Sim, sempre sonhei em ter uma loja com uma variedade enorme de tecidos tanto para vestuário como para decoração, e daí o Mundo dos Tecidos. Imaginava o cliente a entrar na loja e a sair sempre com um tecido ou outro artigo qualquer satisfeito, e com o comentário “ao menos aqui tem tudo”.

Têm funcionários presentes desde a abertura?

Somos nove neste momento, mas os mais antigos já foram reformados. Resta uma funcionária que está ligada à empresa há 36 anos.

Fale-nos um pouco sobre o que podemos encontrar neste espaço.

Temos tecidos para vestuário, vestidos de noiva, de cerimónia, cortinados, almofadas ou até tecido para forrar um sofá. Temos também artigos de retrosaria que complementam os acessórios que qualquer pessoa necessita sem ter de perder tempo à procura desses artigos noutros locais. 

O que sentem que mudou desde a abertura? Houve um aumento de produtos com o passar dos anos, por exemplo, ou a oferta mantém-se a mesma?

Ao longo desta carreira já passamos por alturas bem diferentes. Começamos em épocas altas, depois foram baixando em alguns períodos, e com a chegada dos nossos filhos Nuno e Tânia, as coisas voltaram a melhorar até porque na área informática vieram trazer uma mais valia. Foi nessa altura que começamos com a venda online, para que nós pudéssemos fazer face às crises pelas quais já passamos. A oferta tem vindo a crescer, conforme as áreas dos estabelecimentos porque uma está ligada a outra, tendo mais espaço temos possibilidade de ter uma maior variedade de artigos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Quais as melhores recordações da casa?

A melhor é sem dúvida a abertura da loja em abril de 1987, que até teve uma banda de bombos com tarjetas a anunciar a abertura. Depois a satisfação enorme de ouvir os comentários dos clientes, de que temos uma loja muito bonita com artigos lindos e de boa qualidade, e de verificar que já temos clientes que vinham à nossa loja ainda bebés com as suas mães e agora já vêm com os seus filhos comprar tecidos. E recentemente a entrega ao nosso estabelecimento da placa Porto Tradição.

Recebem, certamente, a visita de inúmeros turistas. Qual é a sua reação quando veem o espaço e conhecem toda a sua história?

É com agrado que recebemos turistas nacionais e estrangeiros a ouvirem a nossa história, a reconhecerem o nosso trabalho durante estes 37 anos. Ficam admirados pelo facto de estarmos no mesmo ramo há tantos anos.

Quais os melhores elogios que já receberam?

Os melhores elogios são frases como: “É mesmo o Mundo dos Tecidos, tem tudo”, ou “a apresentação dos artigos está linda”, ou “a decoração da loja não podia estar melhor”, ou “fui muito bem atendida pela funcionária”. Neste aspeto, o atendimento por parte de todos os colaboradores é fundamental.

Na vossa opinião, o que distingue este espaço dos restantes?

Não somos melhores nem piores, somos diferentes, e trabalhamos muito para manter essa diferença no que respeita a novidades.

Qual o balanço que fazem desde a abertura do espaço? Quais são as perspetivas para o futuro?

As perspetivas do futuro são as melhores. Temos conseguido ultrapassar todas as dificuldades inerentes a este ramo, a mais difícil foi sem dúvida a covid-19. E a modernização do mundo em que estamos inseridos assim nos obriga a fazer mais e melhor.

Qual é a importância de estarem abrangidos pelo programa “Porto de Tradição”?

Temos uma maior visibilidade no comércio em geral, é o merecimento, gratidão e o reconhecimento, por parte da Câmara Municipal do Porto, na pessoa do Sr. Presidente Rui Moreira, e do Dr. Ricardo Valente de que este estabelecimento é considerado de interesse histórico e cultural. Ajuda a dinamizar o comércio tradicional da nossa cidade, a nossa cultura, e valorizar a cidade para que continue a ser uma das melhores cidades europeias para se viver.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil