
Já arrancou a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz, promovido pelo Pingo Doce, que desafia vizinhos e instituições a apresentarem ideias com impacto positivo na comunidade local. Cada loja da cadeia de supermercados vai apoiar uma causa escolhida pelos próprios moradores, com um valor até mil euros.
As inscrições estão abertas até 26 de junho e podem ser feitas no site oficial do programa. As propostas podem ser submetidas por grupos de pelo menos cinco vizinhos ou por entidades como associações, IPSS, fundações, cooperativas ou instituições públicas e privadas.
Projetos para melhorar a vida no bairro
As causas a concurso devem enquadrar-se em áreas como saúde, bem-estar e desporto, apoio social e cidadania, cultura e lazer, educação, ambiente e apoio animal. Nas edições anteriores, o Bairro Feliz já ajudou a financiar, por exemplo, equipamentos culturais, materiais para escolas, ações de apoio a animais abandonados ou aulas de dança para seniores.
Depois de encerradas as inscrições, um painel de 200 jurados irá avaliar as propostas e selecionar duas finalistas por loja. Entre 9 de outubro e 8 de novembro, serão os próprios vizinhos a votar em loja na sua causa favorita. A vencedora receberá até 1.000 euros para ser concretizada.
“O Bairro Feliz tem vindo a promover a cidadania ativa e a resposta a necessidades concretas das comunidades”, refere Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce. “Quando damos voz às comunidades, surgem soluções que transformam os bairros em lugares mais solidários, inclusivos e felizes”, acrescenta.
Desde o seu lançamento, o programa já apoiou 1.950 causas em todo o país, num investimento global de cerca de dois milhões de euros.