PUB
Amanhecer

Mudanças na Câmara de Gondomar: Marco Martins deixará a presidência até ao final do ano

Mudanças na Câmara de Gondomar: Marco Martins deixará a presidência até ao final do ano

Marco Martins, o atual presidente da Câmara Municipal de Gondomar, deixará o cargo até ao final do ano para liderar a nova empresa metropolitana de transportes. De acordo com o Porto Canal, a indicação do edil foi feita pelo Partido Socialista (PS) durante uma reunião informal, onde recebeu apoio unânime dos outros municípios. A eleição para o novo cargo está marcada para o dia 27, durante a reunião do Conselho Metropolitano do Porto.

Além de Martins, serão nomeados mais dois administradores, cujos nomes ainda não foram divulgados. O Presidente da Assembleia Geral da nova empresa será designado pela Câmara Municipal do Porto. (via Porto Canal)

Após a escolha dos três administradores, o próximo passo será estabelecer a estrutura da empresa até dezembro. A saída de Marco Martins da Câmara de Gondomar trará mudanças na autarquia, uma vez que ele assumirá funções executivas na empresa que gerirá os transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP).

A criação da empresa metropolitana de transportes está em discussão desde 2020, proposta inicialmente pelo presidente Eduardo Vítor Rodrigues, mas apenas aprovada em novembro de 2023, pouco antes da operação da rede Unir.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em abril deste ano, o Tribunal de Contas deu o seu aval à constituição da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), a nova sociedade responsável pelos transportes e mobilidade na AMP. Esta empresa deverá contar com cerca de 60 colaboradores, incluindo os três administradores, conforme um estudo económico-financeiro acessível à Lusa.

A TMP irá incorporar as funções do TIP – Transportes Intermodais do Porto, que atualmente gere o sistema Andante, e também as responsabilidades da AMP em mobilidade e transportes. A sua criação exigirá a formação de dois órgãos consultivos: o Conselho de Mobilidade Metropolitana e o Conselho Consultivo das Tecnologias para a Mobilidade.

O capital social da empresa será de dois milhões de euros, repartidos entre os 17 municípios da AMP.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer