PD - Lançamento Sumos

Moura & Fortes

Moura & Fortes

Na cidade do Porto desde 1928, a Moura & Fortes, empresa especializada na venda de máquinas de costura, fundada pelos amigos Carlos Fortes e Justino dos Santos Moura, destaca-se pelo equipamento ímpar e personalizado com que, desde a sua génese, brinda os mais diversos clientes.

Inicialmente conhecida por PFAFF, o nome da marca que representava, a casa passou a assegurar a representação de “três grandes marcas de costura do mercado mundial” – SINGER, PFAFF e HUSQVARNA – e a privilegiar de uma vasta gama de máquinas de costura. Ano após ano, a empresa foi crescendo exponencialmente, o que ditou, inclusive, a abertura de uma segunda loja, na capital portuguesa.

Mas, ao longo destes quase 100 anos o que mudou verdadeiramente na Moura & Fortes? “Tudo e nada”, disse, sem hesitar, Francisca Fortes, membro da família Fortes, que assegura a continuidade da casa. “Nada, porque a máquina de costura é das máquinas que na sua essência não foi alterada. Nada, na medida em que continuamos no mesmo local em que começou, nada, porque continuamos a apoiar e a servir todos os dias os amantes da costura com a mesma dedicação”, justificou.

As grandes diferenças recaem sobre a procura constante de “novas tendências e da inovação”, de forma a acompanhar a oferta do mercado atual, o que possibilitou, em 2018, numa convenção de agentes internacionais, o título de “agente mais antigo de máquinas de costura”. “Desde a abertura da loja, tem cumprido o seu papel no apoio a quem costura por profissão ou por hobby”.

Símbolo dos “mais diversos tempos”, o espaço, situado na Rua Fernandes Tomás, esteve, desde sempre “rodeado por funcionários que tudo fizeram na transição das gerações”. “Funcionários sempre com muitos anos de casa, dando o corpo pela alma como diz o nosso músico portuense Pedro Abrunhosa, algo que, no Porto, está enraizado no comércio tradicional”, sublinhou a responsável, que junta, agora, a terceira geração ao leme da Moura & Fortes.

Aqui, há clientes fidelizados há mais de 50 anos e o desejo dos proprietários é que a premissa assim se mantenha. Os turistas, sobretudo os amantes da costura, ficam “radiantes ao encontrar a nossa loja”, uma vez que “na maior parte dos locais este tipo de lojas históricas são lojas escondidas e não no coração de uma cidade”. “Um dos vários elogios que recebemos dos nossos clientes, e que vai diretamente ao coração, é quando nos pedem «Por favor não fechem»”. E, da parte dos responsáveis, fica a certeza de que isso não irá acontecer.

“Ser Porto de Tradição é um incentivo e reconhecimento, é a confirmação de que realmente fazemos parte da história passada e futura da cidade. É um orgulho!”, completou Francisca Fortes.

Moura & Fortes
Rua Fernandes Tomás 828, Porto

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.