No dia em que a competição arrancou no relvado de Moscovo, foi inaugurada no átrio dos Paços do Concelho a exposição Footb-all Mix, uma mostra que reúne cartazes de 32 designers oriundos dos países que jogam no Campeonato do Mundo de Futebol, convidados a interpretar este fenómeno desportivo. A entrada é livre.
Já estão expostos, no átrio do Município, 32 cartazes alusivos ao Mundial de Futebol, com o carimbo de conceituados designers de cada um dos países que participa no Mundial. Há cartazes de nações tão distintas como Austrália, Arábia Saudita, Senegal ou Polónia, entre muitos outros que, certamente, vão despertar a curiosidade dos visitantes.
Na cerimónia de inauguração, Eduardo Aires, designer convidado para criar o cartaz português, conduziu o presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, e vereadores do Executivo Municipal pela exposição, fazendo algumas observações relativamente aos cartazes dos seus pares, de onde se destacam nomes como os de Neville Brody (Inglaterra), Ken Cato (Austrália), Ahn Sang-Soo (Coreia do Sul), ou Pere Torrent, conhecido como Peret (Espanha).
A iniciativa inédita, intitulada Footb-all Mix, apresenta a curadoria de outros dois nomes de referência no design mundial: a boliviana Susana Machicao e o brasileiro Felipe Taborda.
Refira-se que esta mostra é replicada em cada um dos 32 países que jogam no Mundial de Futebol 2018.
Todos os jogos do Campeonato do Mundo de Futebol são transmitidos em ecrã gigante no Largo do Amor de Perdição (Cordoaria), local onde foi montado pela Câmara do Porto o Estádio Mundial 2018.
A mostra estará patente até à grande final, marcada para o dia 15 de julho.