PUB
CIN - Branco Perfeito

Mostra de cinema contemporâneo marca o quinto aniversário do Há Filmes na Baixa

Mostra de cinema contemporâneo marca o quinto aniversário do Há Filmes na Baixa

Entre 3 e 31 de maio, o Cinema Passos Manuel abraça onze sessões de cinema para celebrar o programa de exibições regulares do Porto/Post/Doc.

O cinema está de volta à baixa da cidade: no Passos Manuel, no Cinema Trindade, e, futuramente, no Cinema Batalha. Eis o principal motivo para assinalar o quinto aniversário das sessões regulares do Porto/Post/Doc, com onze sessões e uma janela para o mundo contemporâneo através do olhar singular de realizadores provenientes das mais diversas latitudes: da Alemanha ao Chile, do Irão ao Brasil, aponta nota enviada às redações.

O cinema português também marcará presença. Refira-se que além do filme-sensação da última edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim – Berlinale, “Árvore”, de André Gil Mata (que contará com duas sessões), a mostra integrará ainda os filmes “Não Consegues Criar O Mundo Duas Vezes”, de Catarina David e Francisco Noronha, “Nyo Vweta Nafta” e “Barulho, Eclipse”, de Ico Costa, e ainda “Hip to da Hop”, de António Freitas e Fábio Silva, que se debruçam sobre fenómenos musicais nacionais. Antes disso, será exibido o filme “Soldado Milhões”, de Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão Costa, que retrata o drama de guerra de Leonida Milhões na Batalha de La Lys, durante a Primeira Grande Guerra.

Lá de fora chegam os realizadores Sebastián Pose e Philipp Hartmann para apresentar os respetivos filmes: “Queulat Diaries”, documentário sobre o artista Rafael Yaluff, exibido em parceria com as residências No Entulho da Otiima Artworks, e “66 Kinos”, uma visita por sessenta em seis salas de cinema alemãs, numa sessão apoiada pelo Goethe-Institut Portugal. Hartmann regressa assim ao HFNB!, depois de em 2013 ter apresentado “Time Goes By Like a Roaring Lion”.

“Faithfull”, de Sandrine Bonnaire, “Why It’s Difficult to Make Films in Kurdistan”, de Ebru Avci, (integrados no 6.doc, em parceria com o Doclisboa), “Persépolis”, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, e “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra, completam a programação da mostra. Rui Miguel Abreu (Rimas e Batidas) e Nitronious (Monster Jinx) ficarão a cargo da festa de encerramento do “Porto/Post/Doc: 5 anos de Há Filmes na Baixa!”, a acontecer no dia 30 de maio, também no Passos Manuel.

Programa

22h, Cinema Passos Manuel

3 de maio

Queulat Diaries, de Sebastián Pose

Com a presença do realizador

15 de maio

Soldado Milhões, de Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão Costa

Com a presença de Jorge Carvalho

16 de maio

66 Kinos, Philipp Hartmann

Com a presença do realizador

24 de maio

Drvo, de André Gil Mata

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Com a presença do realizador

(sessão extra às 19h)

25 de maio

Não Consegues Criar O Mundo Duas Vezes, de Catarina David e Francisco Noronha

Com a presença dos realizadores

26 de maio

Nyo Vweta Nafta, de Ico Costa + Barulho, Eclipse, Ico Costa

29 de maio

Faithfull, de Sandrine Bonnaire + Why It’s Difficult to Make Films in Kurdistan, de Ebru Avci

Inserido no programa 6.doc (parceria com Doclisboa)

30 de maio

Persépolis, Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud

(sessão para escolas às 16h)

30 de maio

Hip to da Hop, de António Freitas e Fábio Silva

“Há Festa na Baixa!” 5 Anos de Porto/Post/Doc ft. Rui Miguel Abreu (Rimas e Batidas) + Nitronious (Monster Jinx)

31 de maio

As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer