O reitor da Universidade do Porto (U.Porto), Sebastião Feyo de Azevedo, vai dar início ao evento com uma visita guiada pelo recinto e experimentando algumas das mais de 100 atividades interativas de experimentação e demonstração científica que são disponibilizadas gratuitamente a todo o público pelas faculdades e centros de investigação da U.Porto.
Realizar um exame clínico oral com os estudantes de Medicina Dentária, experimentar uma aula de desenho e pintura com a comunidade de Belas Artes, procurar sinais de trânsitos planetários utilizando dados reais da missão Keppler da NASA ou experimentar o PiTank, um jogo interativo de robôs projetado num cenário virtual são algumas das atividades e experiências que estarão disponíveis a todos os que passarem, até ao próximo domingo, pelo Palácio de Cristal.
As atividades são dinamizadas por cerca de 300 professores, investigadores e estudantes da U.Porto, que estarão disponíveis para esclarecer todas as dúvidas em torno dos programas curriculares, saídas profissionais e outras informações sobre os cursos disponíveis na instituição.
De acordo com a U.Porto, “mais de 7.000 alunos de 85 escolas do ensino secundário de todo o país estão já inscritos para visitas de estudo à Mostra da Universidade do Porto apenas nos primeiros dois dias do evento, aos quais se juntarão milhares de famílias que habitualmente preenchem o Pavilhão Rosa Mota durante o fim de semana”.
A Mostra da U.Porto não é só uma oportunidade para os estudantes do ensino básico e secundário recolherem informação sobre o Ensino Superior e, até quem sabe, escolherem a sua vocação profissional. O evento é também dirigido a todos os queiram prosseguir os seus estudos superiores, apresentando todas as opções de formação da Universidade do Porto, desde pós-graduações a mestrados ou doutoramentos.
De entrada livre, a Mostra da U.Porto estará aberta a todo o público até domingo. Esta quinta e sexta-feira poderá ser visitada das 10h às 19h, sábado das 11h às 20h e no domingo das 11h às 19h.