Boas notícias para a agenda cultural da cidade Invicta! O MUSICAL-MENTE está de volta e propõe fazer uma espécie de mixórdia entre a música e a esfera política. O concerto inaugural está agendado para o dia 16 de novembro, quinta-feira, pelas 19 horas, no Mosteiro de São Bento da Vitória.
O sítio em questão será palco, pela terceira vez consecutiva, do evento MUSICAL-MENTE, uma colaboração entre o DSCH – Schostakovich Ensemble e o Teatro Nacional São João. Após duas edições que exploraram a interdisciplinaridade entre música e ciência, a terceira edição do MUSICAL-MENTE propõe uma reflexão sobre os vínculos entre a arte e a política. Num prelúdio ao 50º aniversário do 25 de Abril, esta edição do ciclo de concertos traz ao Mosteiro de São Bento da Vitória um “tríptico monográfico” inspirado pela ideia de liberdade, tal como refere a organização do evento em nota à imprensa.
Até março de 2024, o evento evocará o génio criativo de três compositores dentro dos contextos políticos dos seus tempos: a liberdade absoluta de Ludwig van Beethoven, inspirada pelo Iluminismo; a liberdade reprimida de Dmitri Schostakovich sob o jugo soviético; a liberdade exilada de Erich Wolfgang Korngold como fuga aos nazis. Nesta edição, as performances serão precedidas por prelúdios políticos. Como figura cultural proeminente, Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, será responsável pela primeira intervenção.
O primeiro concerto da terceira edição do MUSICAL-MENTE acontece já no dia 16 de novembro, quinta-feira. Nesta estreia, o pianista e curador do ciclo, Filipe Pinto-Ribeiro, une esforços com o violinista alemão Stephan Picard e a violoncelista neerlandesa Quirine Viersen, para interpretar dois Trios com Piano de Beethoven, obras emblemáticas que atravessaram e continuam a atravessar gerações.
Todos os concertos do ciclo MUSICAL-MENTE terão lugar no Mosteiro de São Bento da Vitória, às 19h, sendo que os bilhetes para cada sessão têm o preço unitário de 10 euros.
Foto: MUSICAL-MENTE ©TUNA_TNSJ