PUB
Galiza2

Mosteiro a cerca de 1 hora do Porto vai “virar” hotel de luxo: e já há data oficial

Mosteiro a cerca de 1 hora do Porto vai

Após quatro anos de intervenção, a ala sul do Mosteiro de Arouca reabre a 7 de abril como um luxuoso hotel de cinco estrelas, o MS Collection Arouca, tornando-se a primeira unidade deste nível na vila. A reabilitação, inicialmente orçamentada em 4,5 milhões de euros, acabou por atingir um investimento total de 10 milhões de euros, enquadrado no programa Revive, que promove a recuperação de património histórico para fins turísticos.

Uma nova experiência de alojamento

O hotel conta com 55 quartos distribuídos pelos dois pisos superiores, oferece um ambiente sofisticado e uma fusão entre história e modernidade. As reservas já estão em andamento, especialmente por portugueses, ingleses e alemães, incluindo marcações para a noite de abertura, Páscoa e verão. O valor mínimo por noite na época baixa é de 220 euros, podendo a suite real (duplex) atingir os 700 euros. (via JN)

Ao entrar pelo Largo do Terreiro, os hóspedes são recebidos num espaço onde elementos históricos convivem com um design contemporâneo. O bar, situado junto a um antigo lagar, será palco de eventos culturais, contribuindo para o dinamismo noturno da vila.

No extremo oposto, sob arcadas graníticas e abóbadas brancas, nasce o Heritage 1220, um restaurante que aposta na cozinha tradicional portuguesa, com pratos emblemáticos como vitela, bacalhau e polvo. Para uma experiência gastronómica distinta, a unidade contará ainda com um restaurante premium, sob consultoria do chef Rui Paula.

A história presente nos detalhes

A transformação respeitou a estrutura original do mosteiro, preservando corredores amplos e detalhes arquitetónicos que remetem à época das monjas em clausura. Antigas celas deram lugar a quartos requintados, onde pequenos nichos evocam a vivência religiosa do passado. A suite real, localizada numa das torres, estende-se por dois pisos, oferecendo uma vista privilegiada para os jardins.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os achados arqueológicos descobertos durante a obra encontram-se expostos num dos pátios internos e aguardam destino final.

Espaços exteriores e bem-estar

A área exterior do hotel ainda está em fase final de acabamentos, mas promete ser um dos seus grandes atrativos. Um lago com carpas e nenúfares, rodeado por uma ramada de jasmins, pretende tornar-se um espaço idílico para casamentos e eventos especiais. O antigo edifício da enfermaria foi convertido na receção do spa, que inclui sauna, banho turco e uma piscina interior. Já a antiga botica foi transformada numa sala de estar, equipada com um bar de whiskies e mesas de jogos.

A oferta de lazer estende-se pelos dois hectares de terreno que envolvem o mosteiro, incluindo uma piscina exterior, uma zona infantil, um campo de padel, e espaços dedicados a atividades ao ar livre, como pilates, ioga e arborismo. Além disso, uma horta com árvores de fruto e ervas aromáticas abastecerá a cozinha do hotel.

Revive: reabilitação do património para turismo

O programa Revive, criado em 2016, tem como objetivo requalificar património público devoluto, promove a sua utilização para fins turísticos e fomenta a criação de emprego e riqueza. Um exemplo semelhante de reabilitação pode ser encontrado no Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, também convertido em hotel de luxo ao abrigo desta iniciativa.

O Mosteiro de Arouca, classificado como Monumento Nacional desde 1910, tem agora a sua concessão como unidade hoteleira garantida por 50 anos, oferecendo uma nova vida a este espaço secular.

Fotografias: MS Collection Arouca
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Revista Sabe Bem até 30/4