PUB
Recheio 2024 Institucional

“Moontosinhos” recorda o escultor da imagem de Fátima

“Moontosinhos” recorda o escultor da imagem de Fátima

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O segundo Moontosinhos de 2017, agendado para esta quarta-feira, terá como tema “Fátima, Guilherme Thedim, Santa Cruz do Bispo… e o Homem da Maçã”.

O regresso das visitas noturnas ao património cultural de Matosinhos, guiadas pelo historiador Joel Cleto, acontece esta quarta-feira, com mais uma edição de “Moontosinhos”. A visita guiada terá como tema “Fátima, Guilherme Thedim, Santa Cruz do Bispo… e o Homem da Maça”, recordando, assim, o autor da imagem oficial da “Virgem de Fátima”. O início está marcado para as 21h30, junto ao largo da Igreja Paroquial de Santa Cruz do Bispo.
“Coincidindo com o centenário da lenda da Cova de Iria, o percurso dará a conhecer a obra de Guilherme Thedim, escultor de arte sacra e natural de Santa Cruz do Bispo, mas também a igreja local, a quinta renascentista de D. Rodrigo Pinheiro e a obra que Nicolau Nasoni ali produziu, e a enigmática escultura do ‘Homem da maçã’, que apareceu enterrada, em tempos imemoriais, junto ao Monte de São Brás”, revela a Câmara de Matosinhos, em comunicado.
As inscrições para as visitas do ciclo poderão ser realizadas através do e-mail [email protected].
A autarquia avança ainda que a correspondência inédita trocada entre Guilherme Thedim e a irmã Lúcia, da qual resultou a imagem cultuada em Fátima, estará no centro de uma exposição documental, que será inaugurada no dia 18 de maio, na Sala-Museu Guilherme Thedim, em Santa Cruz do Bispo. Organizada pela Câmara de Matosinhos, a mostra ficará parente até ao final do ano e dá conta da relação de amizade que o escultor estabeleceu com a alegada vidente e das indicações que permitiram a Thedim criar a imagem de Fátima.

PUBLICIDADE

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem