PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Moontosinhos recorda o desembarque do Exército Libertador

Moontosinhos recorda o desembarque do Exército Libertador

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O historiador Joel Cleto conduz mais uma expedição noturna pela história de Matosinhos, esta sexta-feira, 14 de julho, pelas 21h30. O ponto de encontro é o Obelisco da Memória, onde há 285 anos as tropas comandadas por D. Pedro IV desembarcaram.

“Chegaram à praia ao final da tarde de 8 de julho de 1832 e entraram no Porto no dia seguinte, quase sem ruído. Há 285 anos, as tropas comandadas por D. Pedro IV que haviam de mudar o destino de Portugal desembarcaram em Matosinhos, no lugar assinalado pelo Obelisco da Memória, ponto de partida para o Moontosinhos de julho”, contextualiza a Câmara de Matosinhos.
Este passeio noturno pela história de Matosinhos será liderado, como já é habitual, pelo historiador Joel Cleto, que irá percorrer os factos e as lendas do litoral do concelho.
Os passadiços que percorrem o sistema dunar de Matosinhos, entre Perafita e Lavra, orientarão esta expedição noturna, que terminará na praia do Fontão, em Angeiras. “Pelo caminho, Joel Cleto dará a conhecer as diversas histórias relacionadas com o mar, os lugares e as marcas patrimoniais do litoral matosinhense, recordando submarinos naufragados, marinheiros nazis, a indústria conserveira do império romano ou o arraial pirata que dava nome à praia onde aconteceu o desembarque dos liberais de D. Pedro IV”, acrescenta o comunicado da autarquia.
Coincidindo com as noites de lua cheia, as visitas guiadas Moontosinhos divulgam e partilham a história e o património de Matosinhos, há já 4 anos. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e ciceronizada pelo historiador Joel Cleto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD-Bairro Feliz