Philips

Momentos emblemáticos das Festas Senhor de Matosinhos transmitidos nas redes sociais e na televisão

Momentos emblemáticos das Festas Senhor de Matosinhos transmitidos nas redes sociais e na televisão

Naquele que seria o fim de semana principal das Festas do Senhor de Matosinhos, que, pela primeira vez, em quase 700 anos de história, foram canceladas, devido à pandemia de covid-19, a autarquia local anunciou que vai transmitir alguns momentos emblemáticos da Festa na sua página de facebook e na televisão, através do Porto Canal.

“A pensar nos milhões de devotos ao Bom Jesus de Matosinhos, espalhados por todo o mundo, a Câmara Municipal de Matosinhos, a ANCIMA- Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos e a Paróquia de Matosinhos uniram-se para preparar um programa mais curto e adequado às atuais circunstâncias de confinamento social por motivos de saúde pública, assegurando a transmissão de vários momentos quer nas redes sociais quer na televisão”, lê-se no comunicado divulgado.

“Concerto de Bolso”, procissão do Senhor de Matosinhos, eucaristia com o Bispo do Porto e sessão especial virtual do tradicional fogo de artifício são alguns dos momentos que poderão ser acompanhados, de 30 de maio a 2 de junho.

O “Concerto de Bolso” tem como protagonista David Carreira e acontece logo no sábado, dia 30 de maio, com uma transmissão através do Facebook da autarquia, pelas 22h30, onde o artista “apresentará em exclusivo para o Senhor de Matosinhos uma gravação com alguns dos seus temas de sucesso”. “Para 2021, fica agendado o regresso ao palco das Festas da Cidade”, revela ainda o município.

No mesmo dia, destaque para o espetáculo de fogo de artifício, transmitido à meia-noite, na mesma plataforma.

Já domingo, 31 de maio, a Câmara Municipal indica que a imagem do Senhor de Matosinhos sairá à rua, pelas 16h00, acompanhada pela Banda de Música de Matosinhos-Leça. “A procissão terá um ritmo mais acelerado do que o habitual para prevenir a concentração de pessoas e percorrerá várias artérias do centro da cidade”, nota ainda, apelando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, para que quem vive nessas ruas “venha à janela, estenda uma colcha manta, e partilhe, através das redes sociais, este momento simbólico com os seus familiares e amigos”.

O momento será transmitido, em direto, no Porto Canal, assim como a Eucaristia Solene do Bom Jesus de Matosinhos, com a presença do Bispo do Porto, que se realiza no feriado municipal, dia 2 de junho, a partir das 11h00.

Uma das novidades, revela a mesma nota, é o lançamento da iniciativa “A Nossa Festa Tem L_U_G_A_R – LOIÇA. UNIÃO. GASTRONOMIA. ANIMAÇÃO. RELIGIÃO”, que reúne um conjunto de desafios e convida todos a participarem na romaria a partir de casa. “Desenhar à janela espirais de luz utilizando lanternas ao ritmo do Bolero de Ravel, para dar mais colorido à noite de sábado, 30 de maio, é um convite que fazemos a toda a comunidade. Junte a sua espiral de luz às nossas para o colorido ser ainda maior.
Aprender a receita para fazer farturas, participar num quiz com vários sons de pregões para acertar na figura da cascata correspondente, moldar em massa farinha e levar a cozer ao forno sardinhas para ficar com um objeto decorativo típico desta época ou descobrir qual o braço que falta à imagem do Senhor de Matosinhos em jeito de quebra-cabeças são, para além das espirais de luz, os desafios que serão lançados à comunidade”.

Segundo o presidente da ANCIMA e vice-presidente da Câmara Municipal, Fernando Rocha, as Festas do Senhor de Matosinhos vão continuar a ser a maior romaria do país, apenas terão um “formato diferente” este ano. “Não haverá farturas, pão com chouriço, carrocéis ou barraquinhas, mas a devoção mantém-se. Vamos partilhar nas redes sociais os principais momentos da nossa festa. Vamos recordar o fogo-de-artifício, o fogo dos bonecos- uma tradição pirotécnica única no país, a nossa feira da louça, os altares floridos da Igreja do Bom Jesus”, salienta, acrescentando que querem que “os visitantes sintam que estamos juntos para que no próximo ano regressem em força e ajudem os nossos feirantes, o nosso comércio e a nossa restauração a ultrapassar este ano difícil”.

Recorde-se que, habitualmente, cerca de um milhão de pessoas visitava Matosinhos nesta altura do ano.

O programa completo das Festas está disponível na página oficial da autarquia local, onde é possível conhecer também a história da devoção ao Senhor de Matosinhos.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/menu-seleccao-do-chef/?utm_campaign=menuchef&utm_content=070720-menu&utm_medium=banner&utm_source=vivaporto&utm_term=banner

Viva! no Instagram. Siga-nos.