PUB
Recheio 2024 Profissional

Moda Mar inaugura Real Vinícola

Moda Mar inaugura Real Vinícola

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Após décadas de abandono e indefinição, o edifício da Real Vinícola regressa à vida da cidade de Matosinhos no próximo sábado – e cheio de estilo. A inauguração está marcada as 21h30 e contará com a segunda edição do Moda Mar, o evento dedicado à moda para os dias mais quentes e de praia.

Nesta segunda edição, avança a autarquia em nota enviada à imprensa, o Moda Mar contará com a presença da atriz Joana Duarte, que “desfilará com as manequins da Best Models num espetáculo apresentado pela jornalista Rute Braga, do Porto Canal, no qual Carlão (ex-Pacman dos Da Weasel) assinará um momento musical”.
Assinalando o regresso de Matosinhos ao circuito principal da moda portuguesa, o Moda Mar mostrará as coleções de alguns dos melhores criadores nacionais, como Katty Xiomara, Júlio Torcato e Alexandra Oliveira, que traz a Matosinhos a marca de autor Pé de Chumbo.
O desfile permitirá ainda “ficar a conhecer as propostas arrojadas e inovadoras dos novos criadores nacionais, no âmbito do projeto Portuguese Fashion News, aos quais se juntarão as coleções das marcas nacionais Coquelicot, Glüen, Philomena, Priscilla Wear, Ekena Bay, Lona, Nazareth Collection e Mad Dragon Seeker”.
Originalidade e glamour não vão, pois, faltar, nem opções para os dias de praia que aí vêm e que ficarão marcados pela devolução da Real Vinícola à cidade. Primeiro edifício industrial de Matosinhos-Sul, construído entre 1897 e 1901 pela sociedade Meneres e Cª, a Real Vinícola foi integralmente recuperada pela Câmara Municipal de Matosinhos, naquela que “é uma das maiores operações de reabilitação urbana realizada em Portugal nos últimos anos, representando um investimento total de mais de oito milhões de euros”.
Encerrado desde 1930, o degradado quarteirão industrial foi adquirido pela Câmara Municipal de Matosinhos em 2000, tendo a sua reabilitação obedecido ao projeto do arquiteto Guilherme Vaz.
Até ao final do ano, recorde-se, o edifício Real Vinícola vai acolher a Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura – que será o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado ao estudo, à divulgação e valorização da arquitetura -, as novas instalações e o espaço de investigação da Orquestra Jazz de Matosinhos, um restaurante e um conjunto de estabelecimentos comerciais relacionados com a vocação industrial do imóvel.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil