CIN - Branco Perfeito

“Missão Fé[email protected]” vai até à Praia Internacional para um aula de surf

A «Missão Fé[email protected]» foi até à Praia Internacional, na manhã desta terça-feira, dia 26, para uma aula de surf. “Confundindo-se com os veraneantes”, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acompanhado por elementos da equipa de vereação, marcou presença no areal “para testemunhar as primeiras ondas surfadas, o delicado equilíbrio sobre a prancha e a diversão dos surfistas de palmo e meio”.

Citado no portal de notícias da autarquia, Rui Moreira, afirmou que “toda a gente sabe que eu gosto muito do mar e das atividades marítimas. Todos os anos vou ver uma das atividades [da Missão Fé[email protected]] e resolvi vir aqui para perceber como as coisas estão a ser organizadas”.

O autarca destacou a importância da iniciativa frisando que “quando chega a altura do verão, temos de trabalhar e deixar as crianças ocupadas. Temos de ter atividades, e a atividade desportiva é a melhor. Faz bem à saúde, faz bem à mente, ocupa os tempos, desenvolve outro tipo de experiências.”

Recorde-se que a «Missão Fé[email protected]», lançada há 13 anos pelo município, “recebe crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, residentes ou não na cidade do Porto, e apresenta um programa dividido por semanas temáticas” que inclui mais de 30 atividades pensadas para cada escalão etário.

As crianças e jovens inscritos podem participar nas várias modalidades desportivas, realizar visitas a jardins, museus, parques e praias, bem como integrar oficinas de ciência e alimentação, sessões de magia, entre outras atividades.

Esta iniciativa operacionalizada pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto, tem vindo a tornar-se “cada vez mais inclusiva”, realçou a vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

“Desde o ano passado passámos a ter crianças com necessidades educativas especiais, num protocolo que fizemos com a Associação de Desporto Adaptado do Porto. Foram ainda disponibilizadas 96 inscrições gratuitas a crianças e jovens, sinalizados pelo Departamento de Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, que de outra forma não poderiam estar aqui”, explicou.

A iniciativa adotou também o código ColorADD, um sistema gráfico de identificação de cores, concebido para daltónicos.

Tal como no ano passado, foi aplicado em toda a sinalética dos campos de férias e no decorrer do programa, estão também “previstas palestras de sensibilização” que irão ajudar “as crianças a compreender o que é o daltonismo e como funciona este código”.

Até ao final do mês de agosto, a «Missão Fé[email protected]» vai continuar em vários pontos da cidade. “Este ano a iniciativa distribui-se por cinco pontos, que funcionam como base de receção e entrega das crianças: Complexo Desportivo do Monte Aventino, Pavilhão Irene Lisboa, Pavilhão do Viso, Pavilhão Pêro Vaz de Caminha e Parque Desportivo de Ramalde/INATEL”, lê-se no portal de notícias portuense.

O investimento foi de 175 mil euros numa edição bateu um recorde de inscrições, visto que, os campos de férias municipais acolhem cerca de 1300 participantes, que ocuparam na totalidade as mais de 3000 vagas disponibilizadas em várias atividades.

Foto: Filipa Brito

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes