Nesta quarta-feira, a Santa Casa da Misericórdia do Porto disponibilizou, ao Governo português, o acolhimento e ajuda no processo de integração dos refugiados do Afeganistão.
Em comunicado a instituição indica que “perante a grave situação que se vive no Afeganistão, nomeadamente a crise humanitária em desenvolvimento, a Misericórdia do Porto já manifestou a sua disponibilidade ao Governo Português para receber refugiados daquele país e apoiá-los no seu processo de acolhimento e integração em Portugal”.
Pode ler-se também que “é com orgulho que atualmente a Misericórdia do Porto conta com um cidadão sírio a trabalhar na organização, que foi acolhido em Portugal e apoiado por esta instituição, sendo um excelente exemplo de resiliência, esforço e integração”.
Recorde-se que no passado domingo, o ministro da Defesa garantiu que Portugal vai integrar a operação da União Europeia (UE) e da NATO para proteger cidadãos no Afeganistão e está disponível para receber afegãos, sublinhando que o Governo acompanha a situação “com grande preocupação”, face à tomada do poder em Cabul instaurando o Emirado Islâmico.
Pelo panorama instalado, a Santa Casa da Misericórdia, relembra que não é a primeira vez que recebe e ampara refugiados, e que deste modo tem disponibilidade em apoiar pessoas nesta situação.