A imagem vencedora, intitulada “Shipwreck” [naufrágio], ilustra um mar de dinheiro no qual naufragaram três barcos – “Liberdade”, “Igualdade” e “Fraternidade” – e várias figuras humanas.
O cartoon “Atrapados”, de Boligán, artista cubano radicado no México, foi o vencedor do segundo prémio, sendo que no terceiro lugar do pódio ficou “Libertea”, de Wilem Rasing, da Holanda. De acordo com o MNI, ”a elevada qualidade dos trabalhos” levou o júri internacional, presidido pelo holandês Peter Nieuwendijk, a conceder oito menções honrosas a artistas de diferentes países: Bélgica (2), Inglaterra, Israel, Polónia, Roménia (2) e Ucrânia. A edição de 2013 do PortoCartoon teve ainda dois prémios especiais: um de homenagem ao cineasta Manoel de Oliveira e um outro ao prémio Nobel José Saramago, adquiridos, respetivamente, por Mauricio Parra, da Colômbia, e Ivan Prado, autor espanhol residente na Alemanha.
Os troféus do festival serão entregues durante a cerimónia de abertura da exposição, que decorrerá nas instalações do museu portuense, a 23 de junho.
Segunda-feira 8 Abril, 2013