Para Ana Paula Vitorino, “é necessário aumentar a capacidade de acolhimento de navios maiores no Porto de Leixões e o novo terminal poderá fazer isso. É urgente que se antecipem os prazos porque não podemos adiar 10 anos, tem de ser uma matéria que temos de fazer já”.
Na abertura do Fórum Business2Sea, promovido pela Fórum Oceano, no Porto, a ministra considerou ainda que “existe uma necessidade absoluta de manter o Porto de Leixões como um dos principais portos do país e reforçar a sua capacidade de se impor a nível internacional, porque cada porto ao aumentar a sua capacidade está a aumentar também a capacidade do nosso país e do sistema logístico nacional”.
“É extremamente importante que a muito curto prazo exista maior capacidade de movimentação de contentores e de movimentação de carga, como também, a médio prazo, para acolher navios maiores, que é essa a tendência a nível internacional”, disse.
Por isso, “está a ser concluída, dentro de duas ou três semanas no máximo, a renegociação para poder ser feito o investimento de ampliação da capacidade do terminal de contentores sul e do terminal de carga geral e de granéis de Leixões”, acrescentou Ana Paula Vitorino
A ministra do Mar apontou também o investimento “no crescimento da capacidade de navegabilidade do rio Douro, não só para potenciar o turismo de cruzeiro, que já é significativo, mas também o tráfego de mercadorias nesta via de transporte tão importante que é o rio Douro”.