Midnight Trains, uma startup francesa, ambiciona criar viagens nocturnas de comboio para ligar várias cidades europeias e Portugal encontra-se na lista, sendo as cidades do Porto e Lisboa as eleitas para as paragens.
Estas ligações surgem como uma forma de criar viagens mais ecológicas, estando previsto que sejam inauguradas em 2024.
O ponto de partida é Paris, em França, e o destino prevê-se que sejam 12 cidades de 7 países europeus: Reino Unido, Dinamarca, Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha e Portugal.
“Notei que as pessoas não querem entrar num avião devido à preocupação pelas emissões de dióxido de carbono. Neste momento, não há nenhuma alternativa para viagens de média distância, para além de voos ou de maus comboios nocturnos. A única forma de competir com os aviões é reinventar a experiência de andar de comboio”, explica Adrien Aumont ao The Guardian.
A startup francesa, foi fundada por Romain Payet e Adrien Aumont e conta com o financiamento do empresário Xavier Niel, multimilionário da área das comunicações e um dos detentores do jornal “Le Monde”.
Os comboios serão equipados com quartos privados que podem ser reservados para uma pessoa, um casal, uma família ou um grupo de amigos, assemelhando-se a um hotel.
Este projeto terá uma aplicação móvel, onde será possível efetuar as reservas das viagens e tratar de toda a logística.