Bairro Feliz - PD

MHNC-UP integra Board da maior rede de museus e centros de ciência da Europa

MHNC-UP integra Board da maior rede de museus e centros de ciência da Europa

O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) acaba de ser eleito membro da estrutura consultiva da maior Rede Europeia de Museus e Centros de Ciência – a Ecsite (European Network of Science Centres and Museums).

O Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto junta-se assim às 15 instituições, sediadas em 12 países, com assento na Board, assim se designa a estrutura consultiva interna responsável por orientar a visão estratégica da Ecsite.

Esta rede é composta atualmente por mais de 300 organizações, envolvidas na comunicação de ciência e mobilização de públicos, que, no seu conjunto, recebem anualmente uma média de 40 milhões de visitantes.

A “eleição para esta posição por um conjunto de pares reflete a confiança por estes depositada na qualidade do trabalho” desenvolvido “desde a abertura ao público da sua Galeria da Biodiversidade, a 30 de junho de 2017″, considera o MHNC-UP.

Ainda segundo o Museu da U.Porto, esta eleição surge exatamente três anos após o MHNC-UP ter integrado a rede, ao acolher a 28.ª edição do maior evento anual por ela organizado: a Grande Conferência Anual Ecsite.

Trata-se de um “evento aberto a todos os interessados nos mais inovadores avanços ao nível de ciência e tecnologia e também nas inúmeras formas como estas áreas se cruzam com a arte, a comunicação e a educação para promover a cultura científica e uma opinião pública informada acerca de temas socio-científicos, indispensáveis nos dias de hoje ao exercício pleno da cidadania”.

Constituindo-se como o maior evento deste tipo realizado na Europa, a Conferência Ecsite 2017 trouxe ao Porto, segundo indica o MHNC-UP, 1054 dos mais reputados e internacionalmente reconhecidos especialistas nas áreas da comunicação e educação em ciência e museologia, bem como decisores políticos, opinion-makers, e fornecedores de bens e serviços nestas áreas, provenientes de 52 países.

“A chegada do MHNC-UP ao «centro das decisões» da Ecsite acontece num momento em que aquele organismo passa por um processo de reinvenção. “Atenta à rápida e constante evolução do estado da arte ao nível dos processos de comunicação e mediação cultural em museus e centros de ciência, a rede prepara-se para reestruturar a sua visão, missão e objetivos”, tarefa que contará agora com o contributo do MHNC-UP.

De recordar que o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto foi estabelecido formalmente no final de 2015, em resultado da fusão do Museu de História Natural da U.Porto e do Museu da Ciência da U.Porto/Núcleo da Faculdade de Ciências da U.Porto.

Atualmente, o MHNC-UP dispõe de um polo localizado nas instalações do Edifício Histórico da Reitoria (polo central), e um outro, que engloba a Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva e o Jardim Botânico do Porto.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes