A Metro do Porto anunciou que a construção do MetroBus foi oficialmente concluída esta segunda feira, 23 de agosto. Esta nova modalidade de transporte em Portugal agora liga a Casa da Música à Praça do Império, com todas as vias já prontas e sem constrangimentos significativos para a circulação.
Atualmente, apenas restam alguns acabamentos nas estações, além de trabalhos de paisagismo e jardinagem, que deverão estar concluídos até ao final de setembro. Paralelamente, está a decorrer a instalação dos equipamentos essenciais para o funcionamento do MetroBus, que será gerido pela STCP, a empresa responsável pelo transporte rodoviário na cidade do Porto.
A construção da ligação entre a Boavista e a Foz, ao longo das avenidas da Boavista e do Marechal Gomes da Costa, teve início no final de janeiro de 2023 e abrange um percurso de oito quilómetros (quatro em cada direção). O serviço contará com sete novas estações de superfície: Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império.
Este projeto do Metro do Porto é totalmente financiado pelo PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, no âmbito do NextGenerationEU.