PUB
CMPorto

Metro do Porto: Regresso às aulas com mais capacidade, fiscalização e limpeza

Metro do Porto: Regresso às aulas com mais capacidade, fiscalização e limpeza

A Metro do Porto anunciou esta quarta-feira um reforço de oferta e a aplicação de medidas adequadas à proteção da saúde pública a partir de 14 de setembro, data do início do ano letivo.

Para que o regresso às aulas e ao trabalho seja feito com toda a confiança e segurança, a empresa Metro do Porto garante uma “oferta reforçada e que dá resposta às expectativas de mobilidade dos cidadãos”, além de assegurar a “disponibilização de mais recursos humanos e materiais e na aplicação das medidas adequadas à protecção da saúde pública”.

“Do lado dos clientes, o Metro do Porto acredita na manutenção de comportamentos saudáveis e no cumprimento das regras em vigor”, acrescenta o comunicado da empresa.

Mais capacidade, mais fiscalização e mais limpeza. São estes os “três grandes valores da rentrée do Metro do Porto”.

Assim, para aumentar a capacidade e o espaço para os clientes, entre as 6h e as 20h dos dias úteis, todas as viagens em todas as linhas da rede vão ser em veículos duplos. A Linha Amarela terá, nas horas de ponta da manhã e da tarde, dez veículos por hora, o que equivale a uma frequência de 6 minutos. Já as linhas Azul e Laranja, também nas horas de ponta, terão frequências de 12 minutos. “Sempre, sublinha-se, em duplos”, realça a empresa, acrescentando que “a operação do Metro será monitorizada em permanência e em tempo real, de modo a que possam rapidamente fazer-se os ajustes que sejam necessários”.

De referir que a Metro do Porto tem em curso a adaptação de mais 15 veículos da sua frota ao layout com assentos laterais – a somar aos sete que já têm esta configuração -, “o que se traduz num acréscimo de 10 por cento da capacidade (mantendo o distanciamento social)”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Apesar de os clientes do metro do Porto terem demonstrado “ao longo dos últimos meses uma forte responsabilidade social, cumprindo as directivas das autoridades de saúde”, a empresa vai intensificar as ações de fiscalização, com a colaboração e a presença da PSP, e relembra a importância de mantermos todos os cuidados em matéria de higiene e etiqueta respiratória.

A desinfeção dos veículos, das superfícies das estações e das lojas Andante continuará a ser feita com a solução Zoono – “comprovadamente eficaz na eliminação do vírus”. Será também reforçada a presença de piquetes de limpeza, em toda a rede, de forma a “acorrer a necessidades de intervenção rápida”.

Para além destas medidas, a Metro do Porto relembra o uso, sempre, de máscara de proteção individual, “corretamente colocada, nos veículos e nas estações do Metro. A não utilização de máscara, além de poder constituir crime, implica o pagamento de uma multa”, relembra.

A empresa pede ainda aos passageiros que lavem e desinfetem as mãos “sempre que possível”, mantendo sempre “uma distância de segurança face às outras pessoas”; que, caso seja possível, viajem “fora das horas de ponta. O horário mais aconselhado é após as 9h00 e até às 16h30”. “Se tiver que viajar nas horas de ponta, tenha em atenção a ocupação dos veículos e das estações. Caso a ocupação seja muito elevada, espere pelo veículo seguinte”.

Frequências Programadas

Horários e Tempos Máximos de Espera

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem