PUB
Pingo Doce Natal

Metro do Porto tem “luz verde” para investir 8,5 milhões em nova construção

Metro do Porto tem

Ao que tudo indica, a Metro do Porto recebeu autorização para investir 8,5 milhões de euros até 2026. Segundo publicação feita no Diário da República (DR), o valor em questão é destinado à criação de uma nova sede, perto da estação da Casa da Música.

De acordo com o JN, sabe-se que o investimento vai ser repartido em três etapas: 1 milhão de euros em 2024, 4 milhões em 2025 e 3,5 milhões em 2026. 

No documento em questão, consta que “a Metro do Porto necessita de proceder à construção de um novo posto de comando e controlo para assegurar o funcionamento do Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto com a construção da Linha da Casa da Música – Santo Ovídio (Linha Rubi)”.

“A construção da infraestrutura será assegurada através de fundos próprios da Metro do Porto, resultantes, nomeadamente, do resultado da venda das frações atualmente ocupadas pela sua sede na Torre das Antas, por verbas já recebidas e a receber no âmbito do protocolo firmado com a ECI [El Corte Inglés] Boavista, S. A., e o remanescente por receita própria libertada pela exploração da rede de metro em serviço” – pode também ler-se no texto oficial (via JN).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo a mesma fonte, este documento dá conta que a Metro do Porto tem o propósito de instalar, neste futuro espaço, todos os seus serviços de apoio e gestão do Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto (SMLAMP)”. Ou seja, uma sede nova para a empresa de transportes portuense.

A publicação do DR refere ainda que os valores com o equipamento de 8,5 milhões de euros ficariam à conta do orçamento da Metro do Porto. Na prática, tudo aquilo que fossem “terrenos, infraestruturas, fiscalização e outros trabalhos especializados”.

Como referido anteriormente, a sede ficará localizada bem perto da estação da Casa da Música. Depois das obras, também é expectável que nasça um novo El Corte Ingles.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem