CIN - Branco Perfeito

Metro do Porto revela design dos novos veículos

Metro do Porto revela design dos novos veículos

A partir de julho do próximo ano, a Metro do Porto terá 18 novos veículos na sua frota, que chegarão “sorridentes”, antes de concluído o alargamento da rede.

Em causa estão os modelos CT (abreviatura de CRRC Tram), com “predominância do cinzento e de linhas de grande dinamismo e modernidade”, que serão compostos por sete portas duplas de cada lado.

“O veículo 3.0 do Metro do Porto destaca-se pelas formas aerodinâmicas – ao encontro do lema «A Vida em Movimento», mas igualmente pela acessibilidade. Neste particular, as sete portas duplas de cada lado do CT são também um grande avanço. Depois das 6 portas do Eurotram e das quatro portas de cada lado do Tram-train, o novo veículo, que tem sensivelmente os mesmos 35 metros que os “irmãos mais velhos”, destaca-se pelas suas sete portas e pela disposição do interior, que representam uma grande acessibilidade, favorecendo a fluidez e a facilidade de entrada e saída de passageiros”, lê-se no comunicado divulgado pela empresa.

De acordo com a informação avançada, a definição plástica e cromática dos veículos resultou de um estudo, elaborado por uma equipa pluridisciplinar da Metro do Porto, que trabalhou afincadamente, nos últimos meses, em conjunto com o fabricante CRRC.

“Quisemos manter a nossa identidade e a nossa marca visual, mas dar um salto em frente, um novo impulso, que está associado a uma nova fase de expansão do Metro do Porto”, afirmou Joana Barros, arquiteta coordenadora da equipa de design do CT, a propósito das cores selecionadas para o novo veículo [“cinzento e amarelo], com “amplas áreas envidraçadas e acessibilidade total”.

A responsável acredita que a diminuição da expressão do amarelo vai conferir “mais dinamismo, suavidade e modernidade”, enquanto que as “linhas arredondadas trazem uma dimensão de maior velocidade e de mais movimento”. “Trabalhámos também a iluminação frontal e chegámos quase ao desenho um sorriso, que foi possível compatibilizar com as exigências técnicas e regulamentares. Este Metro vai ter uma presença amigável no território, cruzando-se com a vida da cidade”, apontou ainda.

Os novos veículos representam um investimento de 49,6 milhões de euros, financiados pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Com esta nova aquisição, que chegará ao Porto “no segundo semestre de 2022”, a Metro do Metro do Porto passará a ter uma frota composta por 120 veículos, 72 dos quais ET, 30 TT e 18 CT.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes