PUB
Recheio 2024 Institucional

Metro do Porto retoma segunda-feira disponibilidade habitual de veículos

Metro do Porto retoma segunda-feira disponibilidade habitual de veículos

Os trabalhos de manutenção na frota Tram-train da Metro do Porto devem ficar concluídos até ao final desta semana. A partir de segunda-feira será retomada a normalidade na disponibilidade de viaturas e cumprimento de horários.

“Até ao final desta semana, os trabalhos de manutenção programada na frota Tram-train ficam concluídos, permitindo que, a partir de segunda-feira, com todas as unidades operacionais, seja retomada a disponibilidade habitual de veículos”, avança a empresa, num esclarecimento enviado à Lusa e citado pelo Notícias ao Minuto.

A Metro do Porto refere ainda que, a partir de segunda-feira, vai ser “levantada a restrição aplicada à velocidade máxima de circulação”, que obrigava as viaturas a não exceder os 60 quilómetros por hora. Os 30 veículos da frota Tram-train vão poder agora atingir a velocidade máxima de circulação na rede (80 quilómetros/hora), depois de resolvida a questão dos patins eletromagnéticos, um equipamento de apoio à travagem de emergência.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Também a partir de segunda-feira, a empresa prevê que os horários voltem a ser cumpridos, “na medida em que deixa de ser necessário realizar inspeções aos veículos no início de cada viagem”.

A Metro do Porto alerta que, “em princípio”, existirá apenas “um desvio face ao planeado, no período da ponta da tarde, com a redução de um serviço em duplo que se fará em unidade simples”.

De recordar que a Metro do Porto assinou, no dia 21 de janeiro, o contrato para a aquisição de 18 novas composições à empresa chinesa CRRC Tangsthan. Os novos veículos permitirão disponibilizar mais 60 mil lugares diários. Vão chegar, previsivelmente entre 2021 e 2023 e terão uma lotação de 252 lugares, 64 dos quais sentados..

A frota atual da Metro do Porto é constituída por 102 veículos: 72 do tipo Eurotram e 30 do tipo Tram-train.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
PUB
PD- Literarura Infantil