PUB
Recheio 2024 Institucional

Metro do Porto regista aumento de 85% da procura face a 2021

Metro do Porto regista aumento de 85% da procura face a 2021

Os dados provisórios até ao mês de junho continuam a expressar a tendência de recuperação do número de passageiros nas empresas de transportes tuteladas pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática. Segundo o comunicado emitido pelo Governo, “em termos agregados e face ao período homólogo de 2021”, no Metro do Porto, no Metropolitano de Lisboa e na Soflusa/Transtejo a procura aumentou 95%.

Contactado pela Revista VIVA, o Metro do Porto adiantou que no primeiro semestre de 2022 “foram transportados 30.536.070 clientes”, resultando num “aumento de 85,8%” face aos 16.431.348 de 2021. A procura média diária em janeiro deste ano era “de pouco mais de mil clientes/dia” e passou a ser de 3.500 dia em junho/julho.

Nos dados fornecidos pela empresa de transporte é possível perceber que em janeiro existe o registo de 35599 validações e em julho eram já 96231. Apesar destes valores, o Metro do Porto afirma que está 10% abaixo da procura pré-pandemia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O Governo aponta isso mesmo afirmando que “apesar do acréscimo do número de passageiros, a procura por estes meios de transportes coletivos ainda está aquém da verificada no período homólogo de 2019, quando a operação das empresas ainda não tinha sido afetada pela pandemia de Covid-19”. Neste sentido, o número de passageiros confirmados até junho de 2022 representa 76% da procura registada no período homologo de 2019.

“Analisando a procura mensal, regista-se uma tendência para a recuperação do uso da maioria destes meios de transporte entre janeiro e junho deste ano, pese embora os meses de abril e junho denotem o impacto das férias escolares”, pode ler-se ainda no comunicado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD-Bairro Feliz